Cidades

Após contingenciamento, Ifal faz seleção de monitorias sem bolsas no Campus Marechal Deodoro

31/05/2019
Após contingenciamento, Ifal faz seleção de monitorias sem bolsas no Campus Marechal Deodoro
O programa de monitorias é tradicional no Ifal e funciona assim: por meio de uma seleção periódica, estudantes com facilidades em determinadas disciplinas recebem bolsas para ajudar colegas em dificuldades. No horário contrário ao das aulas, esses monitores ajudam a tirar dúvidas sobre conteúdos mais difíceis, reforçando as aulas ministradas pelos professores e melhorando o desempenho escolar dos participantes.

Além de reduzir os índices de reprovação e evasão escolar entre os participantes, as monitorias enriquecem o conhecimento dos estudantes monitores, que normalmente têm êxito em olimpíadas nacionais de conhecimento e saem da escola capacitados acima da média nas disciplinas que orientam.

No Campus Marechal Deodoro, o programa ganhou sala nova em 2018, exclusiva para o atendimento das monitorias. Também foi realizada a campanha “Vem Pra Monitoria”, buscando atrair cada vez mais estudantes dos cursos técnicos diurnos em Guia de Turismo e Meio Ambiente, como também estudantes dos cursos técnicos em Cozinha e Hospedagem, da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Novos prazos

As inscrições para a seleção de monitoria são para cinco disciplinas: Matemática, Biologia, Física, Química e Língua Portuguesa. Podem se inscrever, até o dia 7 de junho, estudantes a partir do 2º ano dos cursos técnicos em Meio Ambiente ou Guia de Turismo e a partir do 3º módulo dos cursos técnicos em Cozinha ou Hospedagem.

O edital completo está no site www.marechal.ifal.edu.br. Estão sendo ofertadas 6 vagas, mais cadastro de reserva, nos turnos matutino e vespertino, pelo período de dois meses, que pode ser renovado.

Para se inscrever, basta estar regularmente matriculado nos cursos técnicos; preencher a ficha de inscrição; apresentar cópia dos documentos de identidade e CPF; e estar disponível para desenvolver a monitoria no horário oposto ao da matrícula.

O processo de seleção terá duas etapas: a primeira será uma prova escrita no dia 19 de junho, às 13h30, no Campus Marechal Deodoro. Todos os conteúdos que cairão na prova estão publicados no edital acima. Os classificados na prova passarão para a segunda etapa, que consiste em entrevistas no dia 3 de julho.

O resultado da primeira fase da seleção será divulgado no dia 26 de junho e o resultado final no dia 8 de julho.