Alagoas

Sessão especial na ALE vai debater situação do câncer em Alagoas

03/04/2019
Sessão especial na ALE vai debater situação do câncer em Alagoas

Para debater a situação do câncer em Alagoas, a Assembleia Legislativa (ALE), a deputada Fátima Canuto com as deputadas da bancada feminina e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas, vão realizar na segunda-feira (08), às 15h, uma sessão especial alusiva à campanha da Rede Nacional “Preciso Viver 2019”, com a temática “promoção à saúde”.

A deputada estadual Fátima Canuto (PRTB), propositora da sessão, afirmou que o momento é fundamental para se debater ações e atividades intersetoriais, por meio de parcerias que viabilizem a promoção da saúde, resultando na efetiva diminuição dos casos de câncer no país.

Ao longo da sessão serão debatidos vários temas, como o direito do paciente ao diagnóstico precoce e ao tratamento em tempo hábil, a importância da psicologia na vida do paciente oncológico e também serão apresentados dados sobre a situação do câncer em Alagoas.

Segundo explicou a deputada, a promoção da saúde configura-se como estratégia de produção de saúde, e de modo operacional e articulado às demais políticas e tecnologias desenvolvidas no sistema de saúde brasileiro, corroboram na construção de ações que viabilizam soluções às demandas sociais em saúde.

A sessão especial vai contar com vários movimentos e grupos sociais, além da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Na oportunidade, a sessão receberá a palestra de médicos, técnicos de Conselhos, Defensor Público, membros de grupos sociais e uma psicóloga.

Fátima Canuto também enfatizou que durante a sessão especial, os participantes vão ouvir relatos de mulheres alagoanas mastectomizadas que são guerreiras e venceram o câncer.

“Essas mulheres que venceram o câncer são mais do que vencedoras e é uma honra levá-las até a sessão especial para que elas relatem as suas histórias que são inspiradoras para todos nós”, finalizou.