Geral

Reunião orienta ambulantes sobre instalações elétricas

30/04/2019
Reunião orienta ambulantes sobre instalações elétricas

Nesta terça-feira (30), a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) reuniu ambulantes cadastrados que trabalham na orla marítima. O encontro foi realizado para orientar os trabalhadores sobre as instalações elétricas na faixa de areia e avisar de uma operação para coibir irregularidades nos próximos dias.

Na oportunidade, foram debatidos os problemas constatados pela fiscalização, como instalações clandestinas e risco de morte causada pelo mau uso da rede elétrica, fiação exposta e uso de bombas sem normas de segurança.

Os ambulantes foram orientados sobre como proceder e receberam prazo de cinco dias para retirar materiais irregulares. Ao fim do prazo, haverá uma ação de retirada de todas as instalações elétricas irregulares na faixa de areia da orla marítima, no trecho que vai da Praia de Pajuçara até a Praia de Cruz das Almas. Além da Semscs, participam da ação a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), a Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima) e a Equatorial Energia.

“Nós convocamos todos os ambulantes da faixa de areia, que utilizam energia elétrica, para informá-los da ação e, principalmente, alertá-los dos perigos do uso dessa energia de forma irregular”, frisou a coordenadora-geral de Fiscalização de Posturas, Katiuscia Melo.

Durante a reunião, o diretor de Convívio Social da Semscs, Carlos Alberto Mendonça, ressaltou que a autorização para uso de energia elétrica não é de responsabilidade da Prefeitura.

“Nós falamos da importância de retirar essas ligações clandestinas, visto o risco que representam para a vida dos trabalhadores e banhistas. O papel da secretaria é dar a autorização para a venda dos produtos, já a questão da energia perpassa a nossa atribuição. Estamos avisando que haverá a retirada, para que eles possam se organizar, vendendo seus produtos sem colocar em risco a vida das pessoas”, explicou.