Geral

Pelo segundo ano consecutivo, Hospital de Arapiraca é o primeiro do Brasil em cirurgias de face

26/04/2019
Pelo segundo ano consecutivo, Hospital de Arapiraca é o primeiro do Brasil em cirurgias de face
Esta semana, o Sistema Único de Saúde (SUS) divulgou que o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, localizado em Arapiraca, foi o que mais realizou cirurgias de face no país. Este é o segundo ano consecutivo que o HR é destaque nacional.
Os dados foram levantados entre cerca de 1000 hospitais que realizaram o procedimento em 2018. Só o Hospital Regional promoveu 562 cirurgias, um número superior ao ano de 2017, quando a unidade também foi a número um em procedimentos do país.
Dos dez primeiros colocados, apenas o HR é de Alagoas, o que levou o Estado a ficar entre os sete que mais promovem as cirurgias. Ao todo, segundo o próprio levantamento, pacientes de 92 municípios do Estado foram contemplados.
Em relação aos procedimentos com osteossíntese (realizados para juntar fragmentos ósseos fraturados), o Hospital ficou em sexto no país, com 147 cirurgias, atrás apenas de unidades no Piauí, Bahia, Maranhão, Espirito Santo e Goiás.
Em cinco anos de serviço, mais de três mil cirurgias foram realizadas e outras 11 mil consultas – um número recorde em atendimentos no Estado e até mesmo na Região Nordeste. Os procedimentos vão desde cirurgias de traumas na face, retirada de tumores, até correções faciais de pacientes com deformidades, fissurados e com necessidades especiais.
As cirurgias de face são custeadas pelo Programa de Fortalecimento, Melhoria da Qualidade e Garantia de acesso a diversas especialidades da Rede de Assistência Hospitalar de Alagoas – o Prohosp/Especialidades, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O coordenador da Unidade de Face do Hospital Regional, o odontólogo Ricardo Wathson, que é especialista, mestre e doutor em cirurgias buco-maxilo, disse se sentir orgulhoso pelo projeto ter dado tão certo e agradeceu a equipe de trabalho.
“As pessoas contempladas com as cirurgias não tinham como arcar com um custo tão alto. Por isso são procedimentos tão importantes para nosso hospital e para população. Parabenizo e agradeço a equipe que todas as semanas tem se dedicado a garantir esse atendimento de qualidade e o destaque nacional”, comentou.
Quem também se mostrou bastante empolgado com os dados foram o provedor Magela Pirauá e o diretor médico Ulisses Pereira. Os dois lembraram que as cirurgias de face eram quase inexistentes no interior de Alagoas e que o serviço passou a ser um diferencial para os profissionais.
“Saber que estamos no primeiro lugar em todo país pelo segundo ano consecutivo nos deixa muito contentes e cheios de esperança de que vamos a cada dia oferecer um melhor atendimento para nossos pacientes. É um reconhecimento importante para o Regional e para todos que trabalham por aqui”, afirmou Pirauá.
Desafios
Porém, mesmo com uma conquista tão importante, a diretoria destaca as dificuldades do Regional para alcançar resultados positivos, diante de desafios diários, a exemplo do excesso de usuários. A unidade chega a atender 15 mil atendimentos por mês, o que resulta numa despesa altíssima para os poucos recursos que chegam. “Por isso, uma conquista como essa é tão importante e digna de comemoração”, colocou Ulisses Pereira.