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Moradores em situação de rua são resgatados e acolhidos, em Arapiraca

01/04/2019
Moradores em situação de rua são resgatados e acolhidos, em Arapiraca

Com objetivo de amenizar a quantidade de pessoas que tornaram a rua um local para moradia ou sobrevivência, a Prefeitura Municipal de Arapiraca realizou mais uma ação de abordagem social nas ruas do município. Esta realidade é fruto de um trabalho incansável e constante da Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Centro Pop, para reinserção dessas pessoas na família e trabalho, resgate da dignidade e esperança de uma vida melhor.

Além de arapiraquenses que pelos mais diversos motivos foram morar nas ruas, o município ainda atende os migrantes. Na última sexta-feira (29), 31 moradores em situação de rua foram abordados. Dentre eles, quatro mulheres e vinte e sete homens. Dois foram novatos de São Paulo e Espírito Santo.

O trabalho de ação do Centro Pop se inicia com abordagem social aos moradores de rua, serviço ofertado pelo Centro,

O trabalho de ação do Centro Pop se inicia com abordagem social aos moradores de rua, serviço ofertado pelo Centro, que funciona diariamente de segunda-feira até sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Uma vez por mês acontece a abordagem noturna, que tem como objetivo mapear os pontos de maior concentração da população para dormir, assim como informar aos migrantes sobre o serviço de acolhimento diário.

“Devido a grande demanda e a capacidade limitada de atendimentos, hoje em dia é feito um atendimento em dias alternados para aqueles que são acompanhados pelo serviço. O Albergue e um importante parceiro do serviço, abrigando cerca de 40 a 50 usuários por noite”, destacou Telma Freire, coordenadora do Centro Pop.

Ao chegar ao Centro Pop, o morador de rua é recepcionado por uma equipe que entrega kit de higiene pessoal. Após o primeiro dia, passa a ter direito aos outros serviços, a exemplo do banho, café da manhã, almoço, lanche da tarde, lavagem de roupas, atendimento psicossocial e direcionamento a órgãos responsáveis pela emissão de documentos. Todas as ações são realizadas após o consentimento do usuário da unidade.

Para acionamento do serviço, a população pode entrar em contato através do telefone: (082) 9 9991 3032.