Geral

Mãos à Massa: oficina ensina técnicas para fabricação de trufas

10/04/2019
Mãos à Massa: oficina ensina técnicas para fabricação de trufas

Nesta quarta-feira (10), o Projeto Mãos à Massa iniciou  mais uma turma.  A  oficina desta semana está ensinando aos participantes técnicas de como trabalhar com trufas de chocolate. O curso é realizado pela Coordenação Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Antes da parte prática, a nutricionista da Semas, Vanessa Freitas, deu orientações básicas para  os alunos sobre cuidados com a higiene pessoal e de como manusear os alimentos para evitar contaminação. Em seguida, a culinarista Lourdinha Araújo, ensinou aos alunos técnicas como trabalhar com os chocolates amargo, branco, de cobertura e nobre, e tipos de recheios podem ser utilizados nas produção das trufas.

Nas oficinas culinárias do Projeto Mãos à Massa, as alunas aprendem a fazer produtos voltados para a comercialização e complementação da renda familiar, dando  às participantes  a chance de comercializar esses produtos em sua própria residência ou até de iniciar o próprio negócio.

Haverá também oficinas de brownie e palha italiana, que acontecerá nesta quinta-feira (11), e de pizza e mini pizza, que será na próxima segunda (15). Todas as aulas acontecem no Centro de Referência de Assistência Social Área Lagunar, localizado na Rua Agnelo Barbosa, 527, no bairro do Prado (próximo ao Colégio Correia das Neves, das 8h às 12h).

O cozinheiro Cícero José, de 40 anos, participa desta turma para se aperfeiçoar nas técnicas de manipulação de chocolate. “Foi  muito bom poder participar desse curso. É uma oportunidade de aprender mais e de melhorar na minha profissão”, disse.

O Projeto Mãos à Massa foi idealizado pela primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, e acontece desde 2017. Já foram capacitadas cerca de 1.200 pessoas. As oficinas culinárias têm o objetivo de promover o desenvolvimento social das pessoas atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a comunidade em geral, a fim de viabilizar novas fontes de renda para as famílias.