Cidades

Major Isidoro: Defensoria Pública apresenta projeto de educação em direitos para crianças de escolas públicas

12/04/2019
Major Isidoro: Defensoria Pública apresenta projeto de educação em direitos para crianças de escolas públicas

A defensora pública do município de Major Isidoro, Bruna Rafaela Cavalcante Paes de Lima, apresentou, na tarde de ontem, 11, aos diretores e corpo técnico das escolas municipais, um projeto institucional que promete movimentar as salas de aula da região nos próximos meses. Intitulado “Cidadania: Qual é o meu papel?”, o projeto levará aos estudantes do 8º e do 9º anos informação e incentivo à pesquisa e ao debate sobre temas voltados aos direitos dos cidadãos, a exemplo de estrutura política, estrutura do Poder Judiciário, além de temas sociais, como drogas, violência e sexualidade.

“Com o projeto pretendemos, em um primeiro momento, alcançar a integração entre a Defensoria Pública e seu público-alvo. Como pessoas em desenvolvimento, os estudantes precisam estar cientes dos seus direitos, deveres e seu papel na sociedade. Esperamos que, com o projeto, eles possam atuar, também, como multiplicadores da cidadania. Eles sairão das escolas informados e levarão esse conhecimento aos outros estudantes e para o grande público, concluído o projeto com o grande evento aberto a toda população”, explica a defensora.

De acordo com o projeto, os temas serão divididos entre as seis escolas municipais locais, que promoverão, em parceria com a Defensoria Pública, diversas ações educativas, palestras, debates e pesquisas, junto com os estudantes, entre os meses de maio e setembro deste ano.

No decorrer do projeto, os estudantes produzirão materiais acerca das pesquisas realizadas em sala de aula, como murais, cartazes, vídeos, encenações, entre outros, que serão apresentados aos demais colegas, pais, familiares e sociedade em geral, durante a “Feira da Cidadania”, um grande encontro aberto ao público, que será realizado no dia 12 de setembro de 2019.

O projeto será desenvolvido com o apoio da Prefeitura Municipal de Major Isidoro, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas públicas do município.

No próximo dia 23 de abril, a defensora pública apresentará o projeto aos pais dos estudantes, com o objetivo e convidá-los a participar do projeto, esclarecer dúvidas e incentivar a participação da família.