Artigos

Lendo & Comentando

27/04/2019
Lendo & Comentando

Recebi, com prazer a título de cortesia, da Editora Saraiva o valioso livro Manual de Introdução à Economia organizado pelos Mestres Diva Benevides Pinho/ Marco Antonio de Vasconcelos professores do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São trezentas e noventa e sete páginas recheadas de assuntos acadêmicos atuais.

Dentre esses assuntos acadêmicos, destacam-se: Introdução à Economia; A ciência econômica do século XXI; Metodologia da ciência econômica; Funcionamento de mercado: A teoria do consumidor; Teoria da firma; Introdução à teoria dos jogos; Introdução à macroeconomia. Agregados econômicos;  Moeda e bancos; Interligação entre o lado real e o lado monetário; O problema da inflação; O setor externo; A atual teoria do crescimento econômico. E, finalmente, um glossário de grande valia a estudantes de Economia, Administração e Contabilidade.

Nesse sentido, é preciso reproduzir o que escrevera a Editora sobre a obra de grande importância no mundo globalizado. Dir-se-ia que os consulentes poderão verificar in loco a abrangência da aprendizagem didaticamente correta.

“ Planejado a partir do sucesso do Manual de economia, e também escrito  pela equipe de professores da USP, surge no mercado um livro especificamente adaptado para a disciplina de introdução à economia”.

Por outro lado, aborda que o “ Manual de Introdução à Economia é um livro que acompanha a linha dos cursos tradicionais da disciplina de forma atualizada, possuindo uma parte introdutória ( introdução de conceitos, evolução da ciência econômica e principais aspectos metodológicos envolvidos no estudo), seguida da Teoria Microeconômica, pela Macroeconomia e pelo Crescimento Econômico”.

No final, o consulente tem à sua disposição conceitos sobre: âncora cambial; âncora monetária; Balança comercial, Balanço de serviços; Base monetária; Coeteris paribus ( expressão latina); Contabilidade social; tipos de custos: Desenvolvimento econômico; Economia a dois setores; Economia a três setores; Economia de Mercado. Economia Informal; Economia Internacional; Efeito renda; Efeito substituição; Eficiência marginal do capital; Elasticidade; Estagflação; Fatores de produção; Fluxo circular de renda; Função de produção;  Funções de da moeda; Funções do Banco Central ( criado pelo saudoso Castelo Branco, em 31.12. 1964).Hoje, presidido pelo economista Roberto Campos Neto.

No tocante à metodologia, os organizadores tiveram o cuidado de expor as lições em português assimilável pelos estudantes na sua formação. E, portanto, não oferece nenhum grau de dificuldade na interpretação dos textos. E, por conseguinte, trata-se de uma obra acadêmica dotada de um estrutura moderna.

“ Em cada capítulo, incluem-se questões de revisão dos principais conceitos e discussões inseridas em cada tópico, cujas respostas podem ser encontradas no site  www.saraiva.com.br. Para os professores cadastrados no site, estão disponíveis slides em power point.

Recomendo, pois, adquirir o livro em epígrafe àqueles interessados no aprofundamento das matérias contidas na obra de grande valor acadêmico. Enfim, os estudantes encontrarão a base sólida de um livro escrito por abalizados mestres. Mão à obra. Organização: Francis Lawrence.