Cidades

Laboratório do Hospital Santa Rita é totalmente automatizado funcionando com equipe 24 h

06/04/2019
Laboratório do Hospital Santa Rita é totalmente automatizado funcionando com equipe 24 h

Cerca de 6 mil exames ao mês; aparelhos que conseguem dar resultados de 1mil exames por hora; funcionamento 24 horas; equipe profissional 24 horas; resultados da maioria dos exames no mesmo dia, aparelhos novos, sendo os mais modernos que existem no mercado. Essa é a realidade encontrada no laboratório do Hospital Regional Santa Rita, em Palmeira dos Índios/AL, de acordo com informações passadas pela responsável técnica – Biomédica Izabel Gaia.

“O laboratório do Santa Rita é 100% automatizado, tanto na parte da bioquímica quanto na hematologia. Isso significa dizer que, as chances de erros são significantemente minimizadas, destacando ainda a agilidade dos resultados. O aparelho utilizado para os exames de hemograma, por exemplo, consegue fazer os cinco parâmetros necessários para o resultado exato. Com esse aparelho conseguimos tudo. Se tiver alguma célula diferente, ele aponta também. Mas, mesmo assim, nós conferimos na lâmina, pelo microscópio para nos certificarmos que o resultado não terá nenhum erro”, garante a Biomédica.

Iazebel cita outros exames realizados de sódio e potássio e de coagulograma, que é um exame solicitado antes de ser feita uma cirurgia no paciente. Onde o médico saberá o tempo de coagulação. A biomédica explica também que, o laboratório é do hospital, mas atende as demandas da Unidade de Pronto Atendimento do município (UPA), convênios e particular.

São realizados todos os tipos de exames: sangue, fezes e urina, imunologia, bioquímica (300 testes por hora), HIV, Hepatites, sífilis, entre outros. E também as tipagens sanguíneas de todos os recém-nascidos que nascem na Maternidade Santa Olímpia, que faz parte do Hospital Santa Rita.

Hospital informatizado

Izabel Gaia destaca ainda a importância da Informatização do Santa Rita, que foi possível através do Sistema Instalado, onde as solicitações médicas são feitas por um prontuário eletrônico que envia diretamente ao computador do laboratório. Esse sistema faz com que a equipe saiba todas as informações sobre cada paciente e os exames a serem realizados.

“O médico solicita o exame e nós vemos na mesma hora no sistema. Com isso, enviamos o profissional até o paciente para recolher o material para a realização dos exames e, em seguida, lançamos os resultados no sistema. Todo o processo é feito com agilidade. Em casos de urgência, o sistema nos emite um ALERTA em vermelho. Nesses casos temos que ir imediatamente para a coleta”, explica.

A equipe

A equipe conta com 4 Biomédicos, Izabel Gaia, Gutembergue Matias, Adriano Araújo e Bruna Leite (Banco de Sangue), e ainda 3 técnicos pela manhã e tarde, e mais 3 que trabalham à noite, pois o hospital funciona 24 horas e o laboratório recebe pedidos a todo momento, funcionando assim também 24 horas.

“Destacamos a importância dos exames, pois sabemos que um médico só consegue fechar um diagnóstico com exames médicos, que são esses exames clínicos que nós realizamos. São hemogramas, para ver se há alguma bactéria, uma urina em casos de cálculo renal, colesterol, glicose, entre outros. Os médicos precisam de parâmetros para poder realizar os procedimentos e fechar um diagnóstico e esses parâmetros são os exames. Além de servir para acompanhamentos e controle de doenças como, por exemplo, diabetes, tireóide” destaca Izabel Gaia.

A Biomédica conclui afirmando que “O laboratório do Santa Rita tem hoje a total capacidade de realizar todos os exames solicitados pelos médicos. Os parelhos são fornecidos pela Farmac. Hoje podemos nos comparar com alguns laboratórios particulares, quando se trata em equipamentos novos. Isso mostra o trabalho e o comprometimento de todos os que fazem o Santa Rita na busca de oferecer aos nossos pacientes um atendimento de qualidade e, acima de tudo, com humanização, pois aqui as pessoas encontram uma grande família que é a família Santa Rita”.