Geral

A importância da psicoterapia é tema de fórum municipal

27/04/2019
A importância da psicoterapia é tema de fórum municipal

“A importância da psicoterapia para a saúde mental” foi o tema da edição mensal do Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Ficsmad), ministrado pela psicóloga clínica Selma Sarmento, realizado nesta quinta-feira (25), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).

O evento, que é promovido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, ainda foi palco para o lançamento do livro “Precisou Acontecer”, da autora alagoana Enira Pólido do Carmo.

Aberto à participação de toda a sociedade, o Ficsmad é considerado um importante espaço coletivo de construção e discussão da Rede de Atenção Psicossocial do Município. “Entre as propostas do Fórum está o canal para troca de experiências. E, através das discussões sobre os variados temas relacionados, trabalhar o fortalecimento da política de Saúde Mental em Arapiaca”, ressaltou Clédja Almeida, psicóloga e coordenadora do Ficsmad.

Palestra

Sobre o tema “A importância da psicoterapia para a saúde mental” a psicóloga clínica Selma Sarmento abordou dados e aspectos que justificam atenção e o cuidado que as pessoas devem ter com a saúde mental, responsável pelo bom funcionamento integral e o equilíbrio de cada indivíduo.

“Desmistificar a ideia que somente loucos procuram o psicólogo ou psiquiatra é essencial para os cuidados com a saúde mental. A mente adoece e, nesse caso, o corpo também. Por isso é tão importante essa compreensão para garantir uma melhor qualidade de vida”, destacou Selma Sarmento.

Lançamento

O evento abriu espaço para o lançamento do livro “Precisou Acontecer”, da escritora Enira Pólido do Carmo, que narra e compartilha a sua história relacionada a transtorno mental associada ao medo, que vivenciou durante 20 anos e a impediu de viver plenamente. E, hoje, com a ajuda da psicoterapia, afirma estar livre da doença.

Segundo ela, a experiência de escrever e compartilhar a sua história é motivo de orgulho. Ela ainda comentou sobre a felicidade em participar do Fórum ao lado da psicóloga que a acompanha desde o início do seu tratamento. O seu livro já foi lançado em duas bienais e livrarias, antes de chegar a Arapiraca.

“Este é mais um momento alegre em minha vida. E agradeço o convite da Prefeitura de Arapiraca e a oportunidade de contar a minha história, marcada pela sensação de medo, e a possibilidade da troca de experiências com o público presente”, afirmou Enira Pólido do Carmo.