Geral

Fiscalização na Faixa Azul reduz tempo de viagem de ônibus

04/04/2019
Fiscalização na Faixa Azul reduz tempo de viagem de ônibus

Operação Faixa Azul fiscaliza o uso indevido do corredor exclusivo de ônibus. Foto: Ascom SMTT

Desde a última segunda-feira (1º), agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) intensificaram a fiscalização na Faixa Azul nos horários de pico da manhã. O objetivo da operação é proporcionar maior agilidade no deslocamento dos 280 mil passageiros que são transportados diariamente pelo Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).

Desde em que a Operação Faixa Azul foi iniciada, a equipe de Mobilidade da SMTT contabilizou uma redução de 15 minutos no tempo de viagem dos coletivos que utilizam o corredor exclusivo de ônibus. A diminuição foi observada na faixa horária das 7h às 7h30, no trecho que vai da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Tabuleiro do Martins, até a Praça do Centenário, no bairro do Farol.

“Consideramos que essa é uma redução bastante significativa, pois as pessoas têm chegado mais rápido às suas atividades. A equipe de Mobilidade da SMTT também conseguiu visualizar um ganho de tempo maior em linhas específicas, a exemplo da 037 – Salvador Lyra/Centro, que chegou a reduzir em até 24 minutos o seu tempo de percurso desde o início da operação na Faixa Azul. A linha 056 – João Sampaio/Centro também conseguiu reduzir o seu itinerário, economizando até 20 minutos no trajeto”, afirma o gestor da SMTT, Antônio Moura.

Operação Faixa Azul

Ao todo, 25 agentes de trânsito estão participando da Operação Faixa Azul, atuando em locais estratégicos dos corredores exclusivos de ônibus ao longo das Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. A ação também ocorre no corredor exclusivo de ônibus da Avenida Comendador Leão, no bairro Poço, na parte baixa da capital.

“A ação é importante e com ela a SMTT tem buscando priorizar o transporte público, já que milhares de pessoas se deslocam por esse meio. O intuito da Operação Faixa Azul é garantir que os usuários de ônibus tenham mais celeridade no deslocamento até os seus locais de trabalho e de estudos, especialmente nos horários de pico da manhã. Temos recebido um feedback bastante positivo dos maceioenses por meio do número 118, nosso canal de atendimento à população”, explica o superintendente.

O horário de proibição da Faixa Azul é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Fora destes dias e horários, é livre a circulação de veículos nos corredores exclusivos de ônibus aos finais de semana e feriados, períodos em que o fluxo de veículos circulando pelas vias de Maceió é menor.

Transitar pela Faixa Azul nos horários e dias proibidos é considerada uma infração de natureza leve. O condutor que for flagrado trafegando indevidamente por este local será autuado no valor de R$ 88,38, perdendo três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).