Alagoas

Fátima Canuto protocola indicação para unidades de saúde de AL terem intérpretes de Libras

17/04/2019
Fátima Canuto protocola indicação para unidades de saúde de AL terem intérpretes de Libras

Atendendo as demandas dos alagoanos, a deputada estadual Fátima Canuto (PRTB) protocolou uma indicação na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE)  para que sejam disponibilizados intérpretes de Língua Brasileira de Sinais – Libras, nas unidades de saúde da rede pública do Estado de Alagoas, promovendo a aplicação da Lei Federal 10.436 de 24 de abril de 2002. A indicação será encaminhada ao governador Renan Filho e ao secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Segundo a parlamentar para prestar assistência a uma pessoa surda gera no mínimo aflição ao profissional da saúde e ao próprio , em virtude da ausência da oralidade e do não domínio da Libras, por parte dos profissionais.

“As dificuldades iniciam aos seres recepcionados e se perpetuam ao longo de sua permanência na unidade, e as orientações, cuidados e tratamentos tornam-se obstáculos que carecem de ser superados constantemente”, destacou Fátima.

Segundo a parlamentar, para tentar superar as dificuldades os profissionais implementam estratégias para promover a assistência das pessoas surdas, todavia, sem sucesso, no que diz respeito ao entendimento claro dos usuários surdos e da sua autonomia.