Geral

Exposição FOTOgrafandoPOESIA promove diálogo entre poemas e imagens

02/04/2019
Exposição FOTOgrafandoPOESIA promove diálogo entre poemas e imagens

A literatura e a fotografia estarão em constante diálogo na próxima exposição do Complexo Cultural Teatro Deodoro, no Centro de Maceió. FOTOgrafandoPoesia será aberta nesta quinta-feira (4), no mezanino, a partir das 19h, com entrada gratuita.

A mostra fica em cartaz até 30 de abril e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O agendamento para grupos de escolas e instituições pode ser feito pelo (82) 98884-6885 ou pelo [email protected] gratuitamente.

“Nós abrimos, no mês passado, a exposição Silêncio, que também é uma coletiva de fotógrafos no primeiro piso do Complexo Cultural Teatro Deodoro, e, agora, completamos o circuito fotográfico, no mezanino, com FOTOgrafandoPOESIA. Nós temos excelentes fotógrafos em Alagoas. É uma arte que vem crescendo e que precisa de espaço. Convidamos o público para que prestigie a mostra”, enfatizou Sheila Maluf, diretora presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal.

FOTOgrafandoPOESIA reúne trabalhos de seis fotógrafos: Dilma Marinho, Gabi Coêlho, João Dionísio, Jorge Vieira, Lia Santos e Lucyelma, inspirados em poemas de autores alagoanos contemporâneos.

A exposição é resultado de oficina de produção fotográfica com base na poética, realizada em Maceió, de julho a novembro de 2018, quando poetas e fotógrafos se encontraram para promover o diálogo da escrita com a imagem, objetivando a produção de conteúdo poético.

A exposição faz parte da programação do 1º Encontro de Fotografia Criativa de Maceió, Foto Sururu 2019, organizado pela Agência Fragma, com o apoio da Diteal. Serão realizadas seis exposições fotográficas, oficinas, palestras projeções comentadas e leitura de portfólio. A programação completa está no sitewww.fotosururu.com.

“Estarmos como parceiros do 1º Encontro de Fotografia Criativa em Maceió, recebendo a exposição FOTOgrafandoPOESIA, é realmente uma grande satisfação. Trata-se do reconhecimento ao inspirador trabalho que a Fragma vem realizando em Alagoas. Estamos ocupando a Galeria de Artes Visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro com produção de excelência artística inquestionável”, pontuou o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

Para o fotógrafo e organizador do evento, Jorge Vieira, o encontro inclui Alagoas no circuito nacional da fotografia, proporcionando intercâmbio de ideias e promovendo o trabalho dos alagoanos. “Realizar o Foto Sururu é um desafio grande, pela primeira vez a gente faz um evento com dimensão nacional. Inclusive, esse é um dos objetivos: colocar Alagoas no roteiro dos bons e grandes eventos de fotografia no país. A ideia é também dar a visibilidade que a fotografia alagoana merece, fomentar essa cultura no nosso Estado e, ainda, despertar novos olhares”, explicou Jorge Vieira.

Confira o roteiro de exposições do Foto Sururu 2019:

Mosaico (Maceió Shopping)

Coletiva livre de fotógrafos alagoanos.

Data: de 2 a 30 de abril.

FOTOgrafandoPOESIA (Complexo Cultural Teatro Deodoro)

Coletiva de ensaios dos fotógrafos Dilma Marinho, Gabi Coêlho, João Dionísio, Jorge Vieira, Lia Santos e Lucyelma, baseados em poemas de autores alagoanos contemporâneos.

Data: de 4 de abril a 30 de abril.

Tecendo Sentidos: Fotografia e Experiência Etnográfica (Museu Théo Brandão)

Coletiva de alunos da disciplina de Antropologia Visual da UFAL.

Data: de 9 de abril a 12 de maio.

Convocatória FotoSururu (MISA)

Resultado da Convocatória Nacional FotoSururu Ensaio e Foto Única.

Data: de 10 de abril a 10 de maio.

Missão São Francisco: Nos Caminhos de Richard Francis Burton – ATO I (Fundação Pierre Chalita)

Coletiva dos fotógrafos Celso Brandão, Pierre Devin, Nair Benedicto, Fabiana Figueiredo, Fausto Chermont e filme de Pedro Amaral.

Data: de 20 de abril a 20 de maio.

Autorretrato, Atalho para Minha Poética (IPHAN)

Coletiva de autorretrato dos alunos do Ateliê Jacqueline Hoofendy (RJ).

Data: de 18 de abril a 18 de maio.