Geral

Entidades buscam construir linhas de crédito para empresas do Pinheiro, Mutange e Bebedouro

02/04/2019
Entidades buscam construir linhas de crédito para empresas do Pinheiro, Mutange e Bebedouro

Terceira oficina de crédito, realizada no dia 1° de abril, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL)

Os empresários dos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange foram convidados a participar da terceira oficina de crédito, realizada no dia 1° de abril, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL). Desta vez, foi o Banco do Brasil que ouviu as necessidades dos empresários. A apresentação mostrou alguns dos serviços da instituição financeira, mas o representante do Banco do Brasil não tem ainda um produto diferenciado para esses empresários. No entanto, explicou que o BB já atuou no atendimento a empresas em cidades com calamidade e garantiu apresentar as reivindicações a direção.

O gerente de mercado do Banco do Brasil, Bruno Accioly, afirmou que até ontem não havia nenhuma operação específica para os empresários dos bairros. A assessora técnica da Fecomércio, Graça Carvalho, explicou que o momento é uma construção a fim de detectar qual o produto que essas instituições estão oferecendo e informar as mesmas qual é a demanda dos empresários. “Se esse comércio enfraquece, as instituições bancárias que vivem também desse faturamento vão perder”, alertou.  

A gerente de políticas públicas do Sebrae, Renata Fonseca, afirmou que as oficinas têm como propósito atende tanto para os empresários quem têm empréstimo e tem dificuldade de pagar, mas também os comerciantes que estão precisando de empréstimo para sair dos bairros e reestruturar os negócios. Por isso, a Fecomércio e o Sebrae têm procurado os bancos oficiais para que possam oferecer um tratamento diferenciado para os empresários. As oficinas já aconteceram com a Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Ontem, foi a vez do Banco do Brasil. Os consultores do Sebrae estão no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) das 8h às 12h e das 14h às 18h a fim de atender os empresários dos bairros. O Sebrae disponibilizou o número 0800 570 0800 para atendimento.  

Os depoimentos dos empresários são tocantes. Muitos não trabalham apenas no bairro, mas são também moradores. São histórias de demissões de bons funcionários, de vendas de pertences para assegurar a indenização desses trabalhadores, de dúvidas sobre como recomeçar. Em meio a tantas histórias, está o empresário Flávio Anacleto, que fez um investimento em uma academia e uma clínica, avaliados em mais de R$ 2 milhões, e que já pensava em ampliar e se viu da noite para o dia em um pesadelo. “Não sei como vai ficar o prédio. Não sei se algum dia a gente recupera. Não é fácil”, assegurou.

O presidente da Associação dos Empreendedores do Pinheiro, Alexandre Sampaio, afirmou que as oficinas de crédito realizadas visam alcançar as empresas que estão totalmente regularizadas, ou seja, as que não estejam negativadas. “Mas há um grupo muito maior de pequenos empresários que não estão tendo acesso as linhas de crédito tradicionais. É preciso que as autoridades e o sistema bancário entendam que a gente vive uma realidade muito complicada. A empresa que está negativada, não conseguiu honrar compromissos com os fornecedores e negativaram junto aos órgãos de proteção ao crédito. Como vão acessar o crédito e ter acesso a outros locais?”, pontou. A colocação de Sampaio é que visando a sensibilidade das instituições financeiras nesse momento.

O BB disponibilizou o número 3311-1229 para agendamento dos empresários do Pinheiro, Mutange e Bebedouro e colocou a gerência de Pessoa Jurídica, no bairro de Jaraguá.