Geral

Comissão intersetorial em Arapiraca debate ações para melhorar a qualidade de vida de idosos

30/04/2019
Comissão intersetorial em Arapiraca debate ações para melhorar a qualidade de vida de idosos

Capacitar a atenção à pessoa idosa, traçar estratégias de ações, incentivar os cuidados para a terceira idade foram alguns temas debatidos na Comissão Intersetorial da Política da Pessoa Idosa durante a primeira reunião, realizada nesta segunda-feira (29).

Com objetivo de levar qualidade de vida aos idosos e promover o envelhecimento saudável e ativo da população, a comissão destacou alguns assuntos, como a ampliação do número de profissionais em uma perspectiva interdisciplinar e intersetorial capacitados em atenção à saúde do idoso, além da questão da violência física e moral.

“Há três meses o prefeito Rogério Teófilo aderiu a criação da comissão como uma forma de melhorar a atenção ao idoso. Visamos proporcionar a proteção e recuperação, garantindo a integralidade da atenção, valorização e prevenção a população da terceira idade. Vamos nos reunir sempre na última quarta-feira do mês e traçar um diagnóstico no município”, declarou Lívia Nicácio, assistente social e técnica de referência do Estratégia Amigo da Pessoa Idosa.

A secretária de Desenvolvimento Social, Anadja Almeida, destacou a importância de realizar ações e investir na pessoa idosa. “A comissão vai fortalecer e ajudar a administração a efetivar as políticas públicas do idoso”, disse a secretária.

O encontro contou com a presença do gerontólogo e sociólogo Crismédio Costa Neto. Ele já foi coordenador dos Direitos da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Maceió e presta serviços em defesa do idoso.

Brasil Amigo da Pessoa Idosa

A estratégia tem foco nos idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e reúne ações dos setores governamentais, organismos internacionais e instituições públicas e privadas. Ela oferece mais qualidade de vida para as pessoas com mais de 60 anos, além de fortalecer a Política Nacional do Idoso.