Geral

Bairro do Pinheiro passa a ser monitorado por GPS de alta precisão

23/04/2019
Bairro do Pinheiro passa a ser monitorado por GPS de alta precisão

Maceió, 22 de abril de 2019 – A partir desta terça-feira (23), o Bairro do Pinheiro passa a contar com um sistema de monitoramento de alta precisão para medições de possíveis movimentações de solo, o GPS diferencial. O sistema é composto por uma rede de receptores GNSS (Global Navigation Satellite System), de precisão milimétrica, utilizados em levantamentos topográficos, em escala local, e geodésicos, em escala mundial. A atividade terá início na Travessa Camaragibe, às 8 horas.

A combinação desses receptores permite o acompanhamento de dados em tempo real e auxiliará autoridades na tomada de decisão e adoção de medidas cabíveis em casos de movimentações não previstas no solo. Os dados serão enviados à central de monitoramento, que ficará localizada na sede da Defesa Civil Municipal, situada na Rua João Barros Pinho, nº 107, no Bairro do Pinheiro.

A primeira etapa do serviço é um monitoramento temporário em seis pontos de observação do bairro, pré-selecionados junto à Prefeitura de Maceió e a Defesa Civil. A segunda fase do projeto tem início previsto até 20 de maio, quando chegam os equipamentos para instalação de pontos fixos de monitoramento. O sistema será interligado a um software de processamento de dados capaz de gerar um diagnóstico preciso das movimentações do solo, o que permitirá a realização de ações preventivas.

Esse monitoramento é mais um avanço das ações emergenciais propostas pela Braskem para mitigação dos problemas do bairro do Pinheiro e incluídas no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a empresa, o Município de Maceió, o Ministério Público Federal (MPF-AL), o Ministério Público Estadual (MPE-AL), o Ministério Público do Trabalho (MPT-AL) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-AL).

Desde o ano passado, quando surgiu o agravamento dos problemas do Bairro do Pinheiro, a Braskem tem colaborado com as autoridades para a identificação das causas das ocorrências do bairro, diante do seu compromisso de atuação responsável com a sociedade alagoana.

Experiência reconhecida

Para o serviço de GPS diferencial, a Braskem contratou as empresas Santiago e Cintra Geo-Tecnologias e a PCP Engenharia, ambas sediadas no estado de São Paulo. A Santiago e Cintra possui 40 anos de experiência e é pioneira em tecnologia avançada para o mercado topográfico; já a PCP Engenharia é especialista em monitoramento topográfico/geodésico e Geotécnico, com experiência em grandes projetos no Brasil.