Geral

Arapiraca aprova propostas e elege delegados para a Conferência Estadual de Saúde

11/04/2019
Arapiraca aprova propostas e elege delegados para a Conferência Estadual de Saúde

Arapiraca reuniu um público de mais de 400 pessoas na 8ª Conferência Municipal de Saúde (Comusa), que aconteceu esta semana, nos dias 9 e 10, na casa de festas Levino´s Hall, onde foi eleito um grupo de 12 delegados e delegadas que representarão Arapiraca na etapa Estadual.

Visando melhorias de saúde para a assistência à população, através do Sistema Único de Saúde (SUS), a Comusa foi encerrada nesta quinta-feira (10), com a apresentação de 58 propostas, que serão encaminhadas  à Conferência Estadual, agendada para o período de 17 a 19 de junho deste ano, em Maceió.

De acordo com Emmanuelle Costa, superintendente municipal de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, nessa etapa municipal, os participantes assumiram a missão de  analisar as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbito municipal e elaborar um relatório final.

TEMA

Com o tema principal “Democracia e Saúde” e o seixos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e Financiamento do SUS, o evento contou com a participação de representantes da sociedade em geral, de  todos os segmentos da saúde, de movimentos sociais, entidades e conselheiros municipais de saúde.

Satisfeito com a participação do público presente na Comusa, e com o trabalho apresentado, Glifson Magalhães, secretário Municipal de Saúde, ressaltou a Conferência possibilita planejar o futuro da saúde do Município.

“Além de  traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde, a Comusa serve para orientar  a gestão na elaboração do plano de saúde e na definição de ações prioritárias para o município e região assistida por Arapiraca”, afirmou o secretário.