Política

Apagão: JHC aciona ANEEL contra empresa Equatorial de Energia

05/04/2019
Apagão: JHC aciona ANEEL contra empresa Equatorial de Energia

Deputado cobra regularização do serviço e reparação de possíveis prejuízos à população.

O Deputado Federal JHC(PSB/AL), representou hoje (04), em Brasília, na Agência Nacional de Energia Elétrica- ANEEL, contra a Empresa Equatorial de Energia. A ação do deputado foi motivada pelos constantes “apagões”, que tem afetado a cidade de Maceió, sua região metropolitana e algumas cidades do interior de Alagoas.

Desde que a Equatorial Energia assumiu a operação da extinta Eletrobrás em Alagoas, o estado vem sofrendo constantes apagões, com alguns municípios ficando até 48h sem o restabelecimento no fornecimento de energia.

Na ação, JHC apresenta a sequência de blackouts que tem afetado o Estado e cobra providências imediatas da Agência reguladora: “Mais de dez bairros de Maceió e algumas cidades da região metropolitana da capital e do interior de Alagoas ficaram sem energia na noite desta sexta-feira, dia 22 de março de 2019. Este já é o terceiro apagão registrado em uma semana no estado. A primeira falta de energia foi registrada em 16 de março de 2019. E a segunda em 20 de março…”, argumenta.

 O deputado cita ainda que no Código de Defesa do Consumidor, no artigo 22, os órgãos púbicos, por si ou por suas empresas, concessionárias, permissionárias, ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigadas a fornecer serviços adequados, eficientes seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

 “Dessa forma, pelas recorrentes quedas de energia ao longo da capital alagoana e demais cidades, é que se requer uma providência da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para que avalie quais as causas efetivas do problema e as vias de reparação – tanto de restabelecimento e regularização de energia, quanto dos possíveis prejuízos e danos sofridos pela população durante as quedas de energia”, argumentou JHC.