Geral

Turismo do Saber retoma as atividades com novos roteiros

28/03/2019
Turismo do Saber retoma as atividades com novos roteiros

O projeto Turismo do Saber, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), retomou as atividades nesta quarta-feira (27), com a participação de 20 estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Lindolfo Collor, primeira unidade escolar a ser contemplada na edição deste ano.

Em um novo formato, o projeto Proporciona aos alunos visitas aos atrativos turísticos da capital alagoana ao mesmo tempo em que sensibiliza sobre a importância do segmento para o desenvolvimento socioeconômico da cidade e estimula o interesse dos pequenos sobre oportunidades profissionais no futuro.

As atividades realizadas com os estudantes da Rede Municipal seguiram um roteiro que tem início no Centro, onde embarcam no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em direção ao Jaraguá. No centro histórico, as crianças seguem à pé em direção ao Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), com o acompanhamento de guias turísticos da Luck Receptivo, onde assistem um filme e uma palestra sobre os atrativos e a história da cidade.

De acordo com a coordenadora-geral do Turismo do Saber, Ana Cecília Corado, as novas opções de passeios, com a inclusão de novos roteiros, só engrandecem as ações do Projeto e estimulam o contato das crianças com mais atrativos turísticos da cidade. “Retomar o Turismo do Saber e contar com esses novos equipamentos culturais incluídos nos roteiros é fundamental para o sucesso do projeto junto aos alunos atendidos, que passam a conhecer outros atrativos da capital alagoana”, comentou.

Depois da aula no museu, as crianças seguem em um city tour panorâmico até chegar ao Complexo Cultural Teatro Deodoro, onde visitam o espaço além de participar da elaboração de frases sobre o turismo em Maceió, que por meio de um concurso, elegerá os vencedores no final do ano. O roteiro terminou com a visita ao Museu Palácio Floriano Peixoto.

Além desse roteiro, o Projeto contempla ainda outras regiões como a orla marítima e equipamentos culturais, como a Catedral Metropolitana e a Biblioteca Pública Graciliano Ramos. Segundo a Professora Deiseane, que acompanhou o passeio, o Turismo do Saber serve como um aprendizado a mais para os alunos. “A educação vai além dos muros da escola e o contato dessas crianças com outras experiências faz com que eles passem a conhecer um pouco mais dos atrativos turísticos de Maceió, tornando a aprendizagem ainda mais proveitosa”, afirmou.

A lista de parceiros do Turismo do Saber 2019 conta com Semed, Semas, Sesc, Senac, Luck Receptivo, Ciee, Parque Shopping, Cinesystem, Sindhal, Abih, Abrasel, LBV, CBTU, Jatiúca Hotel e Resort, Misa, Teatro Deodoro, Museu Palácio Floriano Peixoto e Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos.