Artigos

Tal Pai, Tal Filho

30/03/2019
Tal Pai, Tal Filho

Parodiando Rui Barbosa ( 1849/1923): “  A política , na sua acepção verdadeira, é a ciência dos interesses nacionais e humanos em sua expressão permanente, alheia ao esfervilhar das paixõezinhas rasteiras e resumidas”.

Doutor Antônio Arnaldo Camelo, fundador da Academia Alagoana de Cultura, exerceu a vereança em Maceió por diversas legislaturas. Agente político verdadeiramente capaz de apresentar vários projetos de lei que, num espaço breve, transformaram-se em leis que beneficiaram a comunidade maceioense como todo.

Autor de diversos livros científicos que engrandeceram à medicina, bem como às letras caetés. Como médico dedica-se às famílias carentes oferecendo remédios a fim de curar  suas mazelas físicas / mentais. E, ao mesmo tempo, na qualidade de articulista de escol da Tribuna Independente propaga a verdade dos fatos e, por conseguinte, a sabedoria manifestada pelo saudoso jurista baiano. Tudo isso, feito obedecendo a ética, a moral, e, principalmente, a honestidade de homem público probo ao longo de sua profícua trajetória política.

Passou o cajado político ao seu querido filho Silvio Rogério Dias Camelo, sócio efetivo da Associação Alagoana de Imprensa ( AAI). Paralelamente ,desempenha seu papel de operário de Direito em prol dos menos favorecidos da sorte. E, sendo assim, exerceu por diversas legislaturas o cargo de vereador na Casa de Mário Guimarães. Diga-se, de passagem, destacou-se como LÍDER do então prefeito Cícero Almeida ao longo de sua gestão à frente da Prefeitura Municipal da capital.

Tudo isso, seguindo os passos do ilustre genitor que lhe serviu de modelo na atuação política. Dessa forma, consagrou-se como EDIL atuante na defesa intransigente dos alagoanos. Por essas razões, experimentou voo mais alto, isto é, candidatou-se a uma vaga de deputado estadual na Assembléia Legislativa. Logrou sucesso obtendo esmagadora  vitória com sua liderança inconteste.

Agora, o governador de Alagoas economista José Vasconcelos Calheiros Filho ( MDB), o nomeou LÍDER do Palácio Floriano Peixoto. Fato esse que repercutiu nos meios políticos e, principalmente, entre seus pares que integram a Casa de Tavares Bastos. Aumentando, assim, seu capital político à frente de sua novel empreitada política.

Entrevistado pela Tribuna Independente, Edição de 27 de março de 2019, foi enfático quando lhe perguntaram a respeito da cobiçada nomeação: “ Vou trabalhar pela relação 30de intermediação, de encaminhamento das matérias, de defesa  do governo. Uma relação normal de qualquer LÍDER. O interesse nosso é fazer com que haja um bom diálogo entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo. O LÍDER TEM ESSE PAPEL, Encaminhar as devidas votações, prestar os devidos esclarecimentos quando necessário e dialogar”.

Tal pai, tal filho no exercício do cargo político traduz uma amizade familiar que extrapola os anais do tempo. E, por conseguinte, alcança meios positivos na defesa da coletividade do Estado de Alagoas. E, sendo, assim, gera um excelente exemplo na seara política alagoana.

Dir-se-ia que o parlamentar Silvio Camelo é, por excelência, um jovem que conquistou espaço na Casa de Tavares Bastos merecido. Educado, inteligente, e, sobretudo, legítimo herdeiro do médico-escritor Arnaldo Camelo. Conheço-o há bastante tempo. Sempre solícito para com às pessoas, bem como a serviço do bem comum. Organização: Francis Lawrence.