Artigos

Reforma Enfadonha

29/03/2019
Reforma Enfadonha

Fui solicitado através dos 15 leitores , para que escrevesse algo acerca desta infindável e chata Reforma da Previdência. Um parto difícil que já arregimentou 302 Médicos,500 Enfermeiras e 100 Hospitais e o filho ainda não foi parido. A grande  Mídia, que parece não dispor de outros assuntos , bate e rebate diuturnamente na mesma tecla e os aproveitadores de plantão, sobressaindo-se políticos  “cobra criada” ,  declaram que o resultado seria um desastre, se aprovada como foi enviada ao Congresso  Este Filme ,reeditado, já foi visto em Governos anteriores. Vejam que Lula e Dilma recuaram, não insistiram e os Projetos de então foram arquivados. Temer,que recentemente curtiu o seu Projeto vendo o “ sol  quadrado”( se bem por poucos dias),  insistiu e terminou seu curto Mandato  no ostracismo, impopular.

No pacote de sugestões que me foi  apresentado, um item me pareceu ideal para que facilite as coisas em quaisquer governos: REDUZIR O NÚMERO DE DEPUTADOS PARA 213. Imagino que muitos se recordam de uma expressão que LULA   divulgou, declarando que na Câmara existiam  300 PICARETAS !. Se verdade ou mentira, Ele poderia confirmar ou não , porque foi Deputado e não pretendeu participar de novo pleito,    com justificativa de tal gravidade.  Certo ou  errado, se antes tivéssemos uma Reforma Política objetiva e ampla, teríamos, por exemplo, uma economia fantástica para os cofres públicos, tais como; Menos 300 Carros e Motoristas; 300 Apartamentos funcionais:  1.500 Assessores ( atribuindo-se  apenas 5 por Parlamentar); 2.400 passagens aéreas mensais ( porque viajam semanalmente para visitar suas bases); publicações; telefones; viagens ao Exterior ( muitas a passeio); verba de Gabinete;300  Paletós, etc, etc, etc.

A propósito, em se pretendendo diminuir a quantidade de Deputados , recordo-me do competente Engenheiro Agrônomo, Dr. JOSÉ CLÓVIS DE ANDRADE, sempre  prático, quando tinha de submeter seus Projetos bem elaborados a um Grupo de Trabalho, composto de  9 membros:  “ QUEM DESEJAR QUE SUAS AÇÕES NÃO SEJAM APROVADAS, CRIE UM GRUPO DE TRABALHO”. Faço este registro para demonstrar quanto é complexo e demorado, obter um Governante   aprovação de seus Projetos, imaginariamente destinados ao progresso do País que comanda e seu povo, em qualquer nível de atividade, aguardando que uma Câmara Legislativa com tamanha composição, “!iluminada” por Parlamentares de vários Partidos  e correntes programáticas, em sua maioria os denominados  “Baixo Clero”, os aprove !. Não seria preciso comparecer ao Plenário para perceber que ali a vitória pertence aos mais experientes, Líderes de Bancadas e Grupos, um deles chamado “Centrão”. As sessões são tumultuadas, levantam-se  constantemente e permanecem boa parte em pé, muitas vezes fazendo barulho e batendo palmas.

Diante de um Quadro desanimador e de uma realidade histórica, cujos resultados são pífios em todas as atividades  da Administração Pública, lanço uma sugestão :  O Governo deixaria que a Câmara examinasse a seu critério as condições da Reforma proposta,  porque é de sua competência constitucional aprovar ou não. Negada e/ou alterada, dar-lhe-ia execução. Antes, porém,dispondo de Ministério das Comunicações e das Cidades, AGU, etc., faria uma forte divulgação, porque as distorções comumente apresentadas e divulgadas pela Mídia, seriam desmascaradas. Eximir-se-ia, assim,  da responsabilidade pelas conseqüências futuras.