Cidades

Rede Renascendo de Educação Ambiental fortalece o protagonismo feminino com as multiplicadoras “Cuidadoras da Vida”

07/03/2019
Rede Renascendo de Educação Ambiental fortalece o protagonismo feminino com as multiplicadoras “Cuidadoras da Vida”

O Encontro das “Cuidadoras da Vida” (26/02) reuniu mais de 30 mulheres multiplicadoras ambientais, dos municípios de Mata Grande, Inhapi e Canapi (AL), que discutiram temas como: segurança hídrica, agroecologia e empoderamento feminino. Além das rodas de conversa e troca de saberes, durante o evento, as participantes criaram um canteiro de ervas medicinais.

O perfil das Cuidadoras da Vidaé de mulheres camponesas, agricultoras e lideranças comunitárias, “a mulher é esse ser que de dentro do seu seio já nasce esse sentimento de cuidado da terra, de respeitar”, explica uma das formadoras, a agricultora Jocelina Santana, sobre a forte relação das mulheres agricultoras com os elementos: terra e água.

Segundo a assistente de educação ambiental do projeto, Sílvia Janayna de Oliveira,  durante esses encontros se discutem temas como: “o empoderamento da mulher, de cuidar da vida, de sua família, da plantação, da alimentação, da saúde, de cuidar da água. Foi uma coisa que percebemos no processo desde o Renas-Ser”, a partir da constatação do protagonismo feminino, da participação, do compromisso com as ações de recuperação dasnascentes e a centralidade na gestão dos recursos naturais.

Mulheres agricultoras e a igualdade de gênero no mundo

As mulheres do campo vivem relações desiguais no acesso aos recursos produtivos, tecnologias e educação. O trabalho realizado com mulheres agricultoras no Projeto Renascendo está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pela ONU – Organização das Nações Unidas, que defende a igualdade de acesso à educação de qualidade, aos recursos econômicos e a participação política, na tomada de decisões em todos os níveis, por mulheres e meninas.

A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, mais conhecida como ONU Mulheres, escolheu como tema do Dia Internacional da Mulher (08/03) em 2019, “Pensemos em Igualdade, Construção com Inteligência e Inovação para a Mudança”. A ONU Mulheres também promove a Campanha Regional, #MulheresRurais, mulheres com direitos, pela autonomia plena das mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes da América Latina e do Caribe.

O Projeto Renascendo é realizado pelo Instituto Palmas, com o patrocínio da Petrobras. Tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU) e do Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, além da parceria com as prefeituras municipais de Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Pariconha e Tacaratu/PE.