Alagoas

Prêmio Selma Bandeira homenageia deputada estadual e mais 18 mulheres de destaque em diversas áreas

27/03/2019
Prêmio Selma Bandeira homenageia deputada estadual e mais 18 mulheres de destaque em diversas áreas

Prêmio Selma Bandeira, homenageia diversas mulheres em áreas reconhecidas, dentre elas a Deputada estadual Jô Pereira.

A deputada estadual Jó Pereira está entre as mulheres que serão homenageadas na 9ª edição do Prêmio Selma Bandeira, cuja solenidade acontece nesta quinta-feira (28), às 20h30, no auditório da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea). A premiação de figuras femininas de destaque em áreas diversas é uma iniciativa dos produtores culturais Marcus Assunção e Fafá Rocha, da Eventurs/Ltda.

“É uma grande honra estar entre as agraciadas com esse prêmio, que tem um forte simbolismo, pois presta uma justa homenagem à médica e militante política Selma Bandeira, que faleceu em 1986, enquanto ocupava o cargo de deputada estadual. Uma mulher que militou defendendo aquilo que acreditava, defendendo as mulheres, os necessitados e oprimidos”, destacou a parlamentar.

Marcus Assunção explicou que, em sua nona edição, o prêmio é um reconhecimento à atuação expressiva de mulheres brasileiras em diversos segmentos da sociedade. Este ano foram indicadas 162 personalidades, e um júri composto por profissionais de várias áreas selecionou as 19 homenageadas.

Atuação

Alagoana nascida em Penedo, e natural de Junqueiro, Jó Pereira é formada em Direito, com pós-graduação em Direito Tributário e Processual Civil pela PUC-SP, e procuradora licenciada do município de Teotônio Vilela. Em seu segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Alagoas, foi eleita como a mais votada entre os 27 deputados.

Casada e mãe de três filhos, a deputada tem uma atuação focada na formulação e na defesa de políticas públicas de estado, que perpassam governos, projetos visando o desenvolvimento sustentável e contínuo de Alagoas, principalmente nas áreas sociais e econômicas. Jó Pereira defende também o fortalecimento prioritário da educação e da saúde públicas, principalmente as básicas; maior protagonismo dos municípios; combate à extrema pobreza, com o apoio à agricultura familiar e inclusão produtiva; redução da violência e busca de direitos e oportunidades iguais para todos.

Homenageadas

Além da parlamentar, serão homenageadas também a tenente Tunísia Mayara (Força Aérea Nacional); major Márcia Assunção (militar da Patrulha Maria da Penha); as prefeitas Jeannyne Beltrão (Jequiá da Praia), Jeane Moura (Senador Rui Palmeira) e Aparecida Ferreira (Poço das Trincheiras); a vice-prefeita de Maragogi, Isabella Laranjeiras; Jade Soares (primeira mulher trans a receber o prêmio, ela é coordenadora da ONG Metamorfose e secretária-geral da Rede Nacional de Pessoas Transexuais do Brasil); e as médicas Afra Barbosa e Vitória Torres; a maestrina Selma Brito.

O prêmio será entregue ainda a Patricia Lavanery (publicitária); Maria do Socorro Vaz Torres (advogada); Adriana Carla Feitosa (juíza); Raquel Teixeira (procuradora da República); Betânia Barros (empresária dos setores de turismo e cultura); Gorreti Lima (jornalista da TV Assembleia); e Ana Clark (fotógrafa, professora e engenheira agrônoma).

Haverá uma homenagem especial à mãe de Selma Bandeira, Dona Alexandrina Bandeira, que completa 100 anos. E ao final da solenidade, uma noite de autógrafos com a escritora Alline Gama, relançando o livro “Guilherme, o guardião do mundo dos sonhos”.