Geral

Prefeito Arthur Freitas entrega novo veículo e UBS para fortalecer Saúde de Santana do Mundaú

18/03/2019
Prefeito Arthur Freitas entrega novo veículo e UBS para fortalecer Saúde de Santana do Mundaú

Na manhã do último sábado (16), o prefeito Arthur Freitas e a secretária de saúde, Paula Cavalcante, conduziram as solenidades que marcaram mais um avanço para a Saúde de Santana do Mundaú. Em frente à prefeitura, vereadores, o ex-prefeito Zé Lino, servidores e representantes da comunidade local, acompanharam a entrega de mais um veículo que irá integrar a nova frota de automóveis conquistada pela gestão desde o início do mandato. Em mais uma iniciativa inédita, além de ar-condicionado, kit multimídia e TV, o veículo modelo VAN conta com adequação interna para transportar cadeirantes e elevador especial de acesso, garantindo um atendimento mais humanizado, seguro e digno aos pacientes da hemodiálise e usuários com deficiência.

O cadeirante Professor Jó, foi o primeiro a testar o equipamento da van e agradeceu a preocupação da prefeitura. “Sei que é uma obrigação das autoridades garantir a acessibilidade, mas sabemos que nem todos fazem isso. Felizmente, vocês têm essa compreensão e sensibilidade em ofertar mais qualidade e segurança para todos que fazem uso do transporte público, em especial as pessoas com deficiência, disse ele. A secretária explica que com a Van, os pacientes do município, que periodicamente necessitam se deslocar para realizarem tratamentos de saúde, terão mais conforto e segurança durante o trajeto. “A aquisição do veículo foi indicação de uma emenda do deputado federal JHC, que tem sido um grande parceiro do prefeito Arthur e, claro, de todos os mundauenses. Na região, acredito que nós somos um dos poucos municípios que conseguiu garantir esse instrumento acessível e que representa um enorme reforço na prestação dos serviços”, disse, Paula.

Em seguida, a comitiva foi ao Conjunto COHAB, para a reabertura da Unidade Elizabeth da Silva Souza. Entregue pela gestão anterior em dezembro de 2016, a UBS não contava com equipamentos nem as condições estruturais exigidas pelos órgãos competentes para funcionar. Com muito esforço e empenho, o prefeito Arthur Freitas, a equipe da Saúde e os técnicos e profissionais da Engenharia, destravaram todos os trâmites burocráticos e garantiram que o equipamento fosse entregue à população. A reestruturação contemplou a readequação de salas e serviços, pintura interna e externa da unidade, revisão e recuperação das instalações elétricas e esquadrias, readequação do sistema de esgotamento sanitário, modernização de toda a Unidade com a instalação do Prontuário Eletrônico do Cidadão, além de um completo e moderno mobiliário.

Para o prefeito, é hora de comemorar e agradecer pelo empenho de todos os envolvidos para que a estrutura fosse totalmente recuperada e entregue de volta à comunidade. “Nosso município está vivendo um novo momento. Ao assumirmos a prefeitura, encontramos um verdadeiro descaso com os prédios públicos. Diversos órgãos estavam sucateados, e, mesmo diante das dificuldades financeiras e grande burocracia, conseguimos entregar a UBS Elizabeth que também conta com equipado consultório odontológico, espaço kids, consultórios médicos, uma moderna central conservadora de vacinas, sala de esterilização, além de uma farmácia devidamente abastecida. Estamos muito contentes por estarmos fortalecendo a oferta dos serviços de saúde à nossa população e ao povo da COHAB”, concluiu, Arthur Freitas.