Geral

Nutricionistas do HE do Agreste promovem orientações sobre alimentação saudável

28/03/2019
Nutricionistas do HE do Agreste promovem orientações sobre alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada, incluindo frutas, legumes e vegetais, é fundamental para as pessoas terem uma vida mais saudável. Devido ao corre-corre diário, nem sempre essa orientação é colocada em prática. Com o propósito de conscientizar os servidores, pacientes e acompanhantes a terem uma melhor qualidade de vida, o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, vem promovendo ações educativas para público interno e, também, a usuários da maior unidade de saúde do interior de Alagoas.

O trabalho educativo é desenvolvido pelo Serviço de Nutrição e Dietética do HE do Agreste, com a realização de visitas diárias nas salas, enfermarias e em todos os leitos do hospital.  Para a nutricionista Julyanna Bernardino, os hábitos alimentares saudáveis são importantes para todas as pessoas e, sobretudo, àquelas que estão em processo de tratamento médico especializado.

A dona de casa Kelly Regina Nascimento, 30 anos, está há mais de 20 dias acompanhando o marido em um dos leitos do HE do Agreste. O pedreiro José Ednaldo Messias da Silva, 43 anos, morador do Conjunto Residencial Brisa do Lago, em Arapiraca, sofreu uma queda de moto e teve fratura exposta no tornozelo.

“Graças a Deus e a toda equipe do hospital, estou me recuperando. O atendimento aqui é muito bom e a comida é variada, com carne moída e de frango, boi e soja, além de frutas, salada e sopa”, salienta José Ednaldo.

A coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do HE do Agreste, nutricionista Julyanna Bernardino, explica que são feitas mais de 1.100 refeições diárias. “O trabalho de orientação tem o apoio da gerência do hospital. A ação conta com a participação dos copeiros e copeiras da unidade hospitalar”, ressaltou.

Nas visitas diárias, eles informam sobre o cardápio e a aceitação de servidores, acompanhantes e pacientes. “Essa troca de informações tem sido fundamental para adaptarmos o nosso cardápio às necessidades das pessoas”, acrescentou Julyanna Bernardino.