Geral

Mulheres têm dia de atendimento especial no PAM Salgadinho

30/03/2019
Mulheres têm dia de atendimento especial no PAM Salgadinho

A autônoma Cristina Feitosa aproveitou os serviços ofertados pela SMS. Foto: Neno Canuto.

Cristina Feitosa aproveitou a manhã deste sábado (30) para colocar a saúde em dia, durante o mutirão de atendimento que aconteceu no PAM Salgadinho. A ação encerrou a participação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no mês de valorização da mulher maceioense.

“Eu vim ano passado e esse fiz questão de vir novamente . Eu acho muito válida essa ação no mês da mulher e que venham mais anos assim. Eu aprovo essa iniciativa e nós vemos que há uma demanda grande, muitas mulheres que estão procurando atendimento e cuidar da saúde. Hoje eu fiz consulta com ginecologista, vou fazer a mamografia e marcar outros exames”, contou a autônoma.

A secretária adjunta de saúde, Nadja Tenório, também realizou atendimentos durante a ação. Ela destacou a importância da realização do evento para contribuir com a saúde e valorização da mulher maceioense. “Esse é um dia muito gratificante, em que essas mulheres compareceram e abraçaram todos os blocos do Pam. E elas vêm, porque, muitas vezes, não tem tempo durante a semana e sabem que aqui serão bem acolhidas, recebidas, e farão suas consultas e exames ou sairão daqui com tudo agendado”.

Para a diretora do Pam Salgadinho, Marluce Moura, esse é um momento de acessibilidade, promoção à saúde e atendimento diferenciado. “Tem pessoas que não têm tempo de durante a semana de realizar consultas e exames ginecológicos, das mamas e outros cuidados com a saúde. Então nós estamos realizando tudo isso, exames de imagem, vacinação e testes. Estamos agendando também, mas garantindo o direito de sair daqui com a data certa da realização dos procedimentos”, disse a médica, enfatizando que mais de mil fichas foram distribuídos.

Atendimentos e exames realizados e agendados

As mulheres que participaram da ação tiveram acesso imediato ou agendado às consultas médicas com clínico geral, mastologista e ginecologista, realização de citologias e encaminhamentos para mamografias com a equipe de enfermagem. Serão realizados também exames laboratoriais como hemograma, glicemia de jejum, hemoglobina glicada, lipidograma, gama GT, ureia, creatinina e sumário de urina e exames de imagem como ultrassonografia e mamografia.

Testes rápidos para Hepatite B e C e HIV/Aids, verificação de pressão arterial, glicemia capilar e vacinação contra Hepatite B, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e dT (Difteria e Tétano) também compuseram a programação.

Lazer, diversão e relaxamento estiveram presentes dentro da área das práticas integrativas de atividades, como Lian Gong, ginástica terapêutica, Reiki e Yoga, além de atrações educativas voltadas para a Promoção e Prevenção da Atenção à Saúde da Mulher, com a Equipe do Núcleo de Ampliado à Saúde da Família (Nasf).

O mutirão contou ainda com toda irreverência e alegria da drag queen Paty Maionese, que divertiu as usuárias com show de humor em todos os blocos da unidade.