Alagoas

Monitores da rede de ensino estadual ganham sistema específico de gerenciamento

11/03/2019
Monitores da rede de ensino estadual ganham sistema específico de gerenciamento

A equipe do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) desenvolveu para a Secretaria de Educação (Seduc) o Sistema Folha de Monitores, ferramenta que possibilitará o cálculo das horas-aula dos profissionais de monitoria da rede estadual de ensino, em toda Alagoas. O sistema funciona totalmente web, podendo ser acessado em qualquer lugar que seja na rede do Estado.

“Os monitores recebem por hora/aula de um determinado período. O sistema pega essa carga horária, processa em valores de hora/aula e emite a folha de pagamento de cada mês. O sistema novo está sendo utilizado, por enquanto, ao mesmo tempo que o antigo para comparações dos valores nas folhas emitidas e todos os números estão correspondendo, tudo está funcionando perfeitamente. Em breve, todos irão migrar de vez para o novo Sistema” explicou Leonardo Marcel, desenvolvedor do Itec.

A ferramenta utilizada pela Secretaria até então é do início de 2000 e ao contrário da nova aplicação, precisava de um sistema operacional específico para funcionar e sua tecnologia ficou obsoleta. A plataforma já estava sendo descontinuada e apresentando uma série de problemas, sendo difícil até mesmo o suporte técnico.

“Nosso sistema antigo tem quase 20 anos, é uma plataforma já ultrapassada. Esse novo sistema que o Itec está montando para a gente vai trazer muita facilidade em consonância com as novas tecnologias que existem hoje, então vai ser mais fácil trabalhar. Estamos na parte de teste final e acredito que lá pra junho nós estejamos utilizando essa nova ferramenta 100%” disse Ricardo Bittencourt, subchefe da folha de pagamento de monitores da Seduc.