Alagoas

Jó Pereira reafirma independência de seu mandato parlamentar

29/03/2019
Jó Pereira reafirma independência de seu mandato parlamentar

Deputada Jó Pereira

Da tribuna da Casa, na plenária desta quinta-feira, 28, a deputada Jó Pereira (MDB) reafirmou a independência de seu mandato no Parlamento alagoano. Ela disse que, na Assembleia Legislativa, tem demonstrado seus pensamentos, convicções e prioridades em favor de todos os alagoanos. Disse ainda que, entre suas atribuições, não está a política de fazer oposição por oposição ou situação por situação.

“Repetidas vezes, comentei que não é salutar ser de oposição por oposição ou situação por situação. O primeiro comportamento, por ser injusto, em muitas das vezes, e assim atrapalhar os trabalhos do Executivo, que foi escolhido em processo democrático pelo povo alagoano”, declarou a deputada, acrescentando que “Alagoas precisa exercitar menos palanques e mais gestão”.

Contudo, Jó Pereira falou que não está se colocando como oposição ao Governo de Renan Filho. “Mas também não sou situação, por ver contemplados amigos, conhecidos e ou familiares na estrutura do Governo. Esses são colaboradores convidados pelo chefe do Executivo ou por seus secretários, ou até indicados pelo grupo que, com orgulho, faço parte, mas no sentido de colaborar com o sucesso do Governo e não para pautar minha atuação parlamentar”, justificou.

“Não somos executivos travestidos de parlamentares, mesmo que as bases cobrem tanto obras e ações de cada um de nós. Luto pela educação, pois sei que cidadãos instruídos podem cobrar melhor de cada Poder constituído”, declarou.

Em aparte, o deputado Davi Maia (DEM) se solidarizou com a colega de plenário e parabenizou-a pelo discurso. O presidente da Casa, deputado Marcelo Victor (Solidariedade), também elogiou a colega, classificando-a como “expoente da Casa de Tavares Bastos”.

Repúdio

Logo no início do seu discurso, a deputada Jó Pereira repudiou as declarações de cunho sexista feitas pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, Jaime Machado Júnior. Num vídeo veiculado nas redes sociais, o desembargador tece comentários machistas, tratando a mulher como objeto sexual e incitando o estupro. “Enxerga a nós, mulheres, como objeto de uso, de propriedade, e incita, inclusive, o estupro… ‘ele segura e eu como’. Sexismo idiota! Até quando, Brasil, até quando?”, lamenta a parlamentar.

Na oportunidade, Jó Pereira também criticou a crise de gestão vivenciada pelo Ministério da Educação, nos últimos três meses. Ela lamentou que um ministério tão estratégico para o País, quanto MEC, esteja passando por situação tão conflitante. “Não pode haver tantos desencontros, tanto bater de cabeças, em um ministério vital para o nosso desenvolvimento. Um verdadeiro descaso com a educação. Sem rumo, sem plano, sem políticas de estado sendo respeitadas por novos governos”, criticou.