Geral

Índice de difusão de serviços cai para 45,8% em janeiro, diz IBGE

15/03/2019

O índice de difusão de serviços – que mede a proporção dos 166 segmentos investigados com avanços no volume prestado – recuou de 46,4% em dezembro de 2018 para 45,8% em janeiro de 2019. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em janeiro de 2019, o volume do setor de serviços prestados avançou 2,1% em relação a janeiro de 2018, o resultado mais elevado desde março de 2015, quando tinha crescido 2,3%. Houve expansão em quatro das cinco atividades pesquisadas.

A contribuição positiva mais relevante para a média global foi dos serviços de informação e comunicação (3,4%), impulsionado pelo aumento na receita das atividades de telecomunicações, de portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet, de desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis e de consultoria em tecnologia da informação.

Os demais resultados positivos ocorreram nos serviços prestados às famílias (4,5%), outros serviços (5,8%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (0,9%). Houve melhora no desempenho de empresas do ramo de hotéis e serviços de bufê, coleta de lixo, administração de bolsa de valores e transportes rodoviário de carga, aéreo de passageiros e dutoviário.

A única perda foi a dos serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,5%), devido aos recuos em assessoria e consultoria técnica a empresas, soluções de pagamentos eletrônicos, atividades jurídicas e transporte de valores.

O agregado especial das atividades turísticas teve crescimento de 3,8% no período.

Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.