Alagoas

Escritoras alagoanas recebem homenagem no Mês da Mulher

21/03/2019
Escritoras alagoanas recebem homenagem no Mês da Mulher

Jornalista Nide Lins foi uma das agraciadas na 3ª edição do Prêmio Mulheres que Escrevem Alagoas

Ao som de “Rosa”, de Pixinguinha, na voz de Wilma Araújo, aconteceu nesta quarta-feira (20), na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, a terceira edição do Prêmio Mulheres Que Escrevem Alagoas, evento que homenageou dez escritoras alagoanas.

Alusivo ao Dia Internacional da Mulher, o prêmio agraciou as autoras com troféus, confeccionados pelo artista plástico Freddy Corrêa, e  entrega de certificados. Andrea Tauscher, Anne Caroline Fidelis de Lima, Damiana Maria Barbosa Jaires Melo, Isabel Fernandes, Marijose Albuquerque Costa, Mirian Canuto, Nide Lins, Teresa Machado, Verônica Maria Paes de Albuquerque e Wilma Araújo foram as homenageadas do dia.

“Mulher é símbolo de força, e essas escritoras são responsáveis por verbalizar o que sentimos. As homenageadas de hoje são merecedoras, pois muito contribuem no segmento literário e enriquecem a nossa cultura”, declarou a secretária de cultura Mellina Freitas.

A idealizadora do evento, Almiraci Dantas, atual diretora da Biblioteca, destaca a importância de reconhecer os direitos das mulheres.  “São mulheres que representam uma árdua história de conquista por direitos de igualdades e reconhecimento da capacidade feminina em ser  escritora, onde em tempos longínquos nem ir à escola se tinha direito”.

Para a escritora Anne Caroline Fidelis, que tem produção literária voltada a questões de gênero, como violência e desigualdade entre homens e mulheres, o evento é de extrema importância para reconhecer o papel importante que a mulher exerce na sociedade. “Estou muito feliz de estar entre as dez homenageadas e ver que esse evento, organizado por mulheres, reconhece e fortalece ainda mais a luta feminina”.