Alagoas

Curso de pintor é ofertado a dependentes químicos em Alagoas

28/03/2019
Curso de pintor é ofertado a dependentes químicos em Alagoas

Uma turma de 20 alunos formada por dependentes químicos atendidos pela Rede Acolhe, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev-AL), iniciou esta semana o curso de pintor de obras, promovido pelo Centro de Referência em Reinserção Social e Produtiva para Dependentes Químicos de Alagoas, localizado na Avenida Tomás Espíndola, no Farol, parte alta de Maceió.

A capacitação, que tem duração de cinco dias, visa oferecer alternativas para que os dependentes químicos em recuperação possam ingressar no mercado de trabalho e, assim, encerrar o ciclo de tratamento.

Durante toda esta semana, a partir de aulas práticas e teóricas, estão sendo repassadas informações sobre texturas, manuseio de massa corrida, além de aplicação de outros tipos de massa e pintura, como o explica o instrutor Simonildo Silva.

“Os nossos alunos recebem bem mais do que instruções de como pintar uma parede. Eles aprendem desde o início da utilização de qualquer tipo de massa até a finalização da tinta na superfície. Aqui percebemos que cada um pode mudar a perspectiva de vida e a própria realidade a partir de uma qualificação”, argumenta.

O aluno Ronaldo Paranhos, que já havia participado do curso de repositor de mercadorias de supermercados, enxerga a nova capacitação como mais uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho.

“Fiquei sabendo do Centro de Referência através da psicóloga da comunidade acolhedora. Acho que essa é a chance para conseguir alguma renda como autônomo e assim ir me qualificando aos poucos para uma possibilidade melhor no mercado de trabalho”, projeta.

Inaugurado em junho de 2018, o equipamento da Seprev-AL oferta capacitações, oficinas produtivas e acompanhamento psicossocial de dependentes químicos que foram acolhidos e recuperados por uma das 37 comunidades acolhedoras credenciadas à Rede Acolhe.