Geral

Cras realizam ações de combate à exploração sexual e ao trabalho infantil

02/03/2019
Cras realizam ações de combate à exploração sexual e ao trabalho infantil

Dentro da temática de carnaval, alguns Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizaram ações educativas sobre o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo das atividades é prevenir situações de risco e vulnerabilidade social.

Em parceria com a Coordenação Geral do  Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), a primeira ação ocorreu no Cras Cidade Sorriso,  localizado no bairro Benedito Bentes I, e  contou com a participação de aproximadamente quinze crianças do Centro e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Segundo a coordenadora do Cras, Mariele dos Santos, durante a ação foram realizadas oficinas temáticas e preventivas. “É importante por que nesses ambientes podemos conversar abertamente sobre coisas que talvez os usuários não falem em casa. Durante a atividade, por exemplo, realizamos diversas oficinas temáticas e miramos na prevenção”, explicou a coordenadora.

O Cras Selma Bandeira também realizou uma ação de prevenção. Desta vez, foram utilizados fantoches e rodas de conversa, além do resgate de marchinhas de carnaval e da distribuição de panfletos educativos sobre trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes.

De acordo com Ana Lúcia Nogueira, coordenadora do Cras Selma Bandeira, as crianças e os adolescentes participantes receberam orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e puderam apreciar apresentações de dança e música popular.

Em casos de trabalho infantil e exploração sexual infantojuvenil qualquer pessoa pode ligar para o Disque 100 e denunciar o caso ou procurar o Conselho Tutelar mais próximo da sua residência.

O Cras Selma Bandeira também está localizado no bairro Benedito Bentes, e funciona na Quadra P, s/n, Conjunto Selma Bandeira – 2ª rua à esquerda, após a Base Comunitária da PM. O Cras Cidade Sorriso funciona no Conjunto Residencial Cidade Sorriso I (Verdejantes II), no bairro do Benedito Bentes, e entre os conjuntos referenciados estão Moacir Andrade, Freitas Neto, Selma Bandeira e Jorge Quintela.