Alagoas

Aluno do Senai/AL vai à Coreia do Sul para aprimorar técnicas visando à Worldskills

14/03/2019
Aluno do Senai/AL vai à Coreia do Sul para aprimorar técnicas visando à Worldskills

É na tecnológica Coreia do Sul, país da Ásia Oriental, que o alagoano Gildson Hugo Cardoso dos Santos, aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), aprimora os treinamentos para a Worldkills 2019.

O jovem representará o Brasil na ocupação Webdesign durante a maior competição de educação profissional do mundo, que ocorre em agosto próximo na cidade russa de Kazan. E trabalha com dedicação visando conquistar uma medalha.

Com o objetivo de conquistar um lugar na elite da educação profissional do mundo, o aluno do Senai/AL participa, até a próxima semana, de uma troca de experiências com uma equipe coreana no Global Institute for Transferring Skills (GIFTS). A instituição fica em Incheon, na costa ocidental do país, a oeste da capital Seul.

Para ir tão longe, Hugo participou de uma seletiva em Natal (RN) e do desempate, em Brasília (DF), ficando em primeiro lugar nas duas. Para o sucesso, segundo ele, o caminho é treinar. São, no mínimo, oito horas de treino nos dias úteis e, às vezes, em feriados e fins de semana.

“Cheguei a treinar 10, 12 horas por dia antes da seletiva. Tem que estar sempre insistindo, persistindo. Sempre tive vontade de ser uma referência na área e decidi apostar nisso. Larguei tudo para vir treinar e deu certo”, conta o estudante que, na volta ao Brasil, retomará a rotina de treinos em Brasília.

O Senai Alagoas já teve competidores agraciados com medalhas no mundial. A conquista mais recente é de um aluno nascido em Arapiraca. Durante a Worldskills 2015, que aconteceu em São Paulo, Weverton Guilherme Santos Silva foi prata na ocupação “Construção em Alvenaria”. Hoje ele é instrutor da área de Construção Civil no Senai/Poço.

Na edição de 2009, no Canadá, o aluno do Senai/AL Tiago Nogueira foi ouro em IT – Software Solutions. Atualmente, trabalha com mídias sociais e dá consultoria à Worldskills nas áreas de tecnologia da informação e soluções de software.

A Worldskills – Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. Os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia e África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço.

Eles precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

Há mais de 65 anos, a WorldSkills reúne jovens qualificados de todo o mundo, selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais.