Artigos

“O dia de todos nós”

07/02/2019
“O dia de todos nós”

Tem-se como norma cogente, o dever de comemorarmos uma série de “DIAS”, destacando-se: dos Pais; Mães; Avós; índios; justiça, consciência negra, etc, etc, etc. Domingo dia 13 deste mês, como vem acontecendo anualmente, os Pais foram homenageados, a exemplo das Mães, em maio . Seria justo admitirtal discriminação? Entendo que não, porque milhares de pais de categorias menos favorecidas sempre são esquecidos. Por que , então , não se adotar o mesmo procedimento  em relação, por exemplo: aos Pescadores; Lavradores; Cozinheiros ( a); Lavadores de Carros ; Sapateiros ; Eletricistas; Pedreiros ; Garís ; Caixas; Zabumbeiros ; Alambiqueiros ; Ascensoristas ; Serventes ; Borracheiros ; Caçadores; Fura-Filas; Alfaiates ; Motoqueiros ; Vaqueiros ; Fazendeiros ; Ribeirinhos e milhares de outras profissões espalhadas por todos os rincões desta Pátria ?

Umas assumem caráter lucrativo para certas áreas da atividade humana, como se observa da intensa propaganda que antecede os Dias das Mães e Pais, apenas para citar duas grandes datas. Explora-se, desse modo, a sensibilidade das pessoas e o graude parentesco, “forçando” a busca de presentes e os gastos muitas  vezes desnecessários, em detrimento de algumas necessidades essenciais das famílias, muitas endividadas. Um outro aspecto que nos chama a atenção, reside justamente na capacidade de esquecimento em relação às pessoase/ou categorias homenageadas, ato circunscrito apenas ao dia que lhe foi consagrado, geralmente por força de Lei . Não custa exemplificar : As Mães dedicadas  à labuta diuturna, seja no Lar, seja no trabalho estafante, não recebem do Poder Público de todas as esferas, a devida assistência, máxime na área de saúde. Não podem pagar Planos ( estes muitas vezes desestruturados) e o SUS ( que um ex-Presidente declarou ser o mais perfeito do mundo, porém se operou no Sírio Libanês), mostra-se incapaz de equacionar o problema. São esquecidas no dia seguinte.

Aqui mesmo nós temos aSerra da Barriga, berço do Zumbí dos Palmares, lembrada somente no dia dedicado à Consciência Negra. Quemcomparece, pelo menos periodicamente, ao Memorial tão fortemente divulgado às vésperas da Magna Data ? O acessonem sempre  recebe o devido tratamento para poder estimular e incrementar o Turismo na região. Os Pais, heróis muitas vezes anônimos, são o esteio da nossa economia, com suas heroínas esposas, carregando uma carga pesada sob os ombros, seja em qualquer atividade. Os mais aquinhoados, pagando extorsivos impostos, taxas e outras contribuições, ainda sob a ameaça da criação de mais tributos !  Gera insatisfação aos que trabalham duro e alcança um limite insuportável, as ações que visam simplesmente arrecadar, expondo uma insensibilidade absurda de determinadas autoridades, sempre desejosas de FAZER CORTEZIA COM O CHAPÉU ALHEIO.

O dia é de todos nós e, com mais importância, para os que constroem a riqueza deste País, seja na agropecuária, seja na Indústria, seja nos Serviços de todos os níveis, com especial destaque para os abnegados cuidadores da nossa saúde:  Médicos, Enfermeiros(a), Auxiliares e da nossa Segurança ( muitas vezes incompreendidos): Policiais Militares, Civís, Agentes Penitenciários e toda equipe de apoio, enfrentando os perigos diuturnamente e mal remunerados. ( Membro da A.A.Imprensa)