Artigos

“Novelas e Intimidade”

14/02/2019
“Novelas e Intimidade”

Preliminarmente, esclareço que o conteúdo deste Artigo expressa a opinião pessoal do autor e de seus 15 eleitores que pediram-me fosse elaborado um comentário a respeito das Novelas que infestam as TVs deste Brasil, sobretudo na GLOBO. Não pretendo polemizar, porque quem escreve em Jornais e Revistas, é considerado  formadores de opinião, no alcance do assunto em face das pessoas que o avaliam e com ele estão solidárias. .Os que discordam, que permaneçam no mesmo degrau, sem necessariamente imaginarem-se ofendidos .

Este conceituado Jornal  publicou há poucas semanas um artigo onde fiz alusão ao Big Brother, Programa destituído de conteúdo, em que pessoas de ambos os sexos , reunidas numa Cassa Luxuosa, conversando  apenas bobagens, comendo em demasia, se enfeitam, dançam , discutem tolices, desfrutam instantes de LAZER insuperáveis e praticam traições no momento do “Paredão”, votando contra quem conviveu naquele ambiente, expondo alegações vazias. Ao final, o vencedor recebe um  alto prêmio, como se tivesse, no período de extrema Mordomia e Ociosidade, produzido algo positivo !…. O vil metal comanda o “Espetáculo”, porque vultosa soma converge para a Emissora, com patrocínios valiosos e milhões de discagens.

Semelhante e mais forte constatação, temos presente nas Novelas, cujos Títulos não resistem à mínima avaliação e crítica. Acabou-se , por exemplo,  “ O tempo Não Para” e várias outras anteriormente, ocupando espaço generoso durante meses , afora as apresentações reproduzidas em Programas de boa audiência, máxime no Faustão. Agora tem-se “ O Sétimo Guardião”, mostrando  um agourento Gato Preto e uma aguerrida briga entre participantes. Não se vislumbra sequer um Quadro educativo, exibindo Talentos nas diversas atividades humanas, bem como orientações acerca da bebida ao volante, do excesso de velocidade , da religiosidade, sem distinguir preferências,respeito aos  pais, amigos , etc. Ao contrário, o que vimos todos os dias, são filhos desobedecendo seus Genitores, traições domésticas,violência, mortes e tudo mais negativo que se possa imaginar !…..

Quando se lança criticas construtivas, sempre aparecem os defensores  com alegações infantis , falando em modernidade e avanço da tecnologia e da ciência, como justificativa para permitir estejam as famílias deste Pais obrigadas ao espetáculo diuturno,com cenas de sexo, quase sempre em HORÁRIOS NOBRES . Falam na possibilidade de Censura, se houver qualquer restrição à inaceitável LIBERDADE !… O novo modelo mostra até Cabarés, com jovens bonitas e insinuantes, parcamente vestidas. Prevalece o Constitucional DIREITO À INTIMIDADE . Não sou puritano, mas aprendi com meus Pais e numa época diferente, na querida Viçosa, alcunhada de ” ATENAS DE ALAGOAS”, que o respeito aos valores essenciais  da nossa Sociedade, à família e à Pátria, não podem e nem devem ser substituídos por supostas “conquistas” sociais e a ilimitada MODERNIDADE. Vamos valorizar os bons costumes, a moral e as corretas maneiras.