Cidades

Messias recebe o 17º Centro Integrado de Segurança Pública do Estado de Alagoas

23/02/2019
Messias recebe o 17º Centro Integrado de Segurança Pública do Estado de Alagoas

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, inauguraram, na manhã desta sexta-feira (22), em Messias, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Trata-se da 17ª unidade entregue em Alagoas. O Programa Força Tarefa também foi lançado no município.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), foram investidos R$ 1,8 milhão em recursos do Tesouro Estadual na construção do Cisp de Messias, que vai reforçar o policiamento e ações de combate ao crime na Região Metropolitana.

O governador afirmou que o Cisp é, na atualidade, uma das principais ferramentas da Segurança Pública que atuam diretamente na redução dos índices de violência no Estado. “Essa política pública fortalece as ações da Segurança, integra as polícias, aumenta o efetivo delas e garante mais tranquilidade para as pessoas”, afirmou Renan Filho.

Os Cisps funcionam 24 horas, garantindo assim que as pessoas busquem, a qualquer hora do dia ou da noite, os serviços oferecidos pela Segurança Pública. O novo prédio, que abriga as polícias Civil e Militar no mesmo ambiente, garante condições dignas de trabalho aos servidores, além de equipamentos modernos.

Messias fica situado na Região Metropolitana de Maceió e tem uma população de mais de 16 mil habitantes. A implantação do CISP irá fortalecer ainda mais as ações de combate ao crime na região. “Messias foi escolhido para receber o CISP em decorrência de sua posição geográfica estratégica para a Segurança Pública. Fortalecer o policiamento aqui gera reflexos positivos em Flexeiras e em grande parte da Região Metropolitana de Maceió”, observou o secretário Lima Júnior.

Novos soldados da PM que se formaram no dia 8 de fevereiro estão entre os policiais que integram o efetivo do CISP de Messias. A casa singela onde funcionava a delegacia do 20° Distrito Policial, que pertence ao município, abrigará, em breve, a Central de Videomonitoramento do município e o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, revelou o prefeito de Messias, Luiz Emílio Omena.

“Esse CISP é um marco na Segurança Pública de Messias. Tenho certeza que nosso município não mais constará no mapa da violência. Existirá uma Messias antes e outra depois do CISP”, afirmou o prefeito. Ele lembrou, ainda, que o município cedeu o terreno para a construção do Centro Integrado.

Mais Cisps

Outros seis Centros Integrados estão em construção nos municípios de Campo Alegre, Maribondo, Taquarana, São Sebastião, Pilar e Teotonio Vilela. Os equipamentos devem ser entregues no primeiro semestre de 2019.

Já estão em funcionamento os CISPS de Boca da Mata, São José da Tapera, Murici, Cajueiro, Ouro Branco, Viçosa, São José da Laje, Girau do Ponciano, Igaci, São Luís do Quitunde, Junqueiro, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Mata Grande, Batalha e Major Izidoro.

Ainda durante a solenidade desta sexta-feira, o programa Força Tarefa de Segurança foi lançado em Messias. O Programa consiste em contratar, em dias de folga, os policiais militares para que reforcem a segurança em áreas vulneráveis. A Polícia Militar (PM) no município recebeu, ainda, três novas viaturas (caminhonetes) e a Civil, uma.

Uma programação especial foi montada em Messias para saudar a inauguração do CISP. A população que compareceu ao local da solenidade contou com a prestação de serviços. O Instituto de Identificação fez a emissão da primeira via de carteira de identidade. A Polícia Civil disponibilizou a Delegacia Móvel para a feitura de Boletins de Ocorrências.

Houve, ainda, apresentações da banda da Polícia Militar e de atividades do Batalhão Ambiental (BPA) e de Operações Especiais (Bope), além de ações do Disque-Denúncia 181 e da Chefia de Ensino Integrado da SSP.

Prestigiaram, ainda, a solenidade o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio; do Corpo de Bombeiros, André Madeiro; o perito-geral da Perícia Oficial de Alagoas, Manoel Melo; e o secretário executivo de Políticas de Segurança Pública, delegado Manoel Acácio Júnior; dentre outras autoridades.