Geral

Palmeira: Katia Born pede exoneração da Secretaria de Saúde

15/02/2019
Palmeira: Katia Born pede exoneração da Secretaria de Saúde

Kátia Born

A secretária de Saúde de Palmeira dos Índios Katia Born pediu hoje (15) exoneração do cargo que ocupava desde janeiro de 2017.

Um dos gargalos da gestão do prefeito Julio Cezar, a área de saúde tinha como gestora a experiente ex-prefeita de Maceió Kátia Born, tida como a responsável pelo insucesso na pasta.

Kátia era criticada pela maioria da população palmeirense que não admitia a notável política alagoana como titular da Saúde, acusando-a de não conhecer os problemas da cidade. Ela não conseguiu resolver problemas cruciais no Município e que aflige a população, porém obteve algumas conquistas como o abastecimento regular das farmácias e reformas em algumas UB’s.

Projetos pessoais

O prefeito disse à imprensa que aprendeu muito com a experiência da ex-secretária de Saúde das cidades de Maceió (onde também foi prefeita por dois mandatos) e de Rio Largo e, por último, de Palmeira. Katia pediu para a exoneração do Governo Municipal para viabilizar projetos pessoais e intensificar a luta por um Sistema Único de Saúde (SUS) eficiente e de qualidade.

Já Katia Born informou que a decisão foi tomada após conversa com o prefeito Júlio Cezar. “Já vinha conversando muito sobre esta minha decisão com o prefeito Júlio. Somos amigos de longos anos e não houve problema algum entre nós e nem com a gestão. A decisão é de caráter pessoal. Vou me dedicar mais ao meu partido PDT, à minha vida política e pessoal e, também, à minha luta pelo SUS de qualidade. Continuarei trabalhando pela Saúde, porque a luta continua. O próximo secretário encontrará uma Saúde estabilizada, humanizada e com muitas obras encaminhadas, porque o prefeito sempre priorizou uma Saúde de qualidade para o povo de Palmeira dos Índios. Já estou com saudade dessa gente maravilhosa de Palmeira”, declarou Katia Born.

O prefeito Júlio Cezar disse ainda que Katia sai de maneira digna e honrosa. “Foi uma honra muito grande ter a Katia Born no nosso governo, pois aprendemos muito com a sua experiência. Agradeço, em nome do Povo de Palmeira dos Índios, pela sua enorme colaboração para a melhoria da Saúde do município. Foi uma decisão pessoal dela e eu entendi. Em breve, anunciarei o nome do novo secretário ou secretária. Desejo toda sorte do mundo à minha amiga e confidente Katia Born. Obrigado por tudo”,  ressaltou o prefeito Júlio Cezar.

Para assumir o comando da Saúde, Lígia Angélica, secretária adjunta responderá pela pasta interinamente, até a nomeação em definitivo do novo secretário.

Nos bastidores falam que Pedro Paulo Duarte ou Sheila Duarte do Partido dos Trabalhadores, com apoio do deputado-federal Paulão seriam os indicados ou até mesmo a deputada Ângela Garrote indicaria um nome para substituir em definitivo a ex-prefeita de Maceió.

O prefeito admitiu conversas com alguns grupos sobre a pasta de Saúde, buscando alianças para fortalecer seu governo e que até a próxima semana anunciará o nome.