Geral

Festival da Diversidade traz filmes e palestras para Arapiraca

06/02/2019
Festival da Diversidade traz filmes e palestras para Arapiraca

Uma grande mobilização, para alertar a sociedade alagoana sobre a diversidade, acontecerá do dia 11 ao dia 13 de fevereiro, em Arapiraca. Criado pelo grupo Cinesystem, o projeto conta com apoio da Associação Pestalozzi e Garden Shopping.

O Festival da Diversidade, como foi intitulado, acontece em todo o país e abordará diversos temas de inclusão que buscam representar a pluralidade do ser humano.

Durante os três dias, a Pestalozzi Arapiraca irá promover uma série de palestras, apresentações e debates sobre a diversidade, sempre no período da manhã. O espaço será destinado à escolas, universidades, mas também será aberto ao público que queira saber mais sobre o tema.

“Uma grande oportunidade para mostrarmos o trabalho da nossa instituição na inclusão de crianças e jovens, numa sociedade tão desigual. Oportunidade para debatermos melhorias e formas de encararmos a vida dessa galera”, explicou Fabiana Cavalcante, gerente da Associação.

Além disso, seis filmes que abordam o assunto serão exibidos em horários alternados no Cinesystem: “A pé ele não vai longe”; “Infiltrado na Klan”; “Moonlight”; “Sob a luz do luar”; “Tully”; “Colette” e “Com amor, Simon”.

Para assistir às obras cinematográficas, o público poderá comprar as entradas nos guichês de atendimento, na entrada do cinema, ou nos caixas a um preço especial – R$10 por filme. Também serão disponibilizados descontos para quem optar assistir três ou os seis filmes do festival, todos com valores promocionais.

“Buscamos apoiar, valorizar e dar visibilidade a grupos que precisam de espaço para mostrarem suas experiências. O festival acontece por todo o país, mas aqui em Arapiraca teremos uma programação diferente e atrativa a todos”, comentou Jean Barbosa, coordenador de vendas do Cinesystem.

A gestora de marketing do Garden Shopping, Daniela Santos, elogiou a ação e destacou a importância de eventos desse porte para população. “Nosso empreendimento sempre estará aberto a essas iniciativas. Abordar temas sociais é falar sobre nosso dia a dia e como podemos melhorá-lo”, afirmou.

Outra novidade do festival é que também na próxima semana, especificamente entre os dias 11 e 17, todas as pipocas ou combos vendidos terão percentual de valor revertido para Pestalozzi.

Programação de Palestras
A partir das 8h

11/02 – “A diversidade e o respeito contribuem para a construção de uma sociedade inclusiva”

Ciclo de Palestras:

• Cilene Ferreira – Professora – Tema: “A importância de pais co-terapeutas no Desenvolvimento e Reabilitação de Crianças Autistas”

• Equipe Multiprofissional da Pestalozzi – Tema: “A importância da Equipe Multiprofissional no processo de inclusão”.

• Monica Nunes e Luiz Felipe – Tema: “Inclusão com Acolhimento”

12/02 – “A importância do respeito à diversidade na Escola: Não deixe a diversidade se transformar em adversidade”.

Mesa Redonda:

• Thayse Dulles – Psicóloga – Tema: “Adversidade e a diversidade, superando diferenças”
• Karla Thialla – Psicóloga – Tema: “Inclusão social na Escola: do respeito às adversidades à inclusão das diferenças”
Apresentação Cultural: Afrolozzi

13/02 – “Diferente é o Mundo que queremos”

Apresentação Teatral – Le Monde Bleu – O Mundo Azul

LE MONDE BLEU – O MUNDO AZUL é um espetáculo performance, que trata do TEA – Transtorno do Espectro Autista – através da visão de uma mãe de primeira viagem que descobre que seu filho é autista com apenas 1 ano de idade. E a partir daí começam as andanças pelos tratamentos multidisciplinares, de onde surge a inspiração para o espetáculo. Cenas do cotidiano e a vivência se misturam, trazendo o público para dentro do mundo do autismo de uma forma sensível, visceral e única. Dayane Teles é atriz, formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade Propaganda e possui Especialização em Metodologia do ensino das artes.

Bate Papo: Equipe SAUT e CAEEP da Pestalozzi
Apresentação Cultural: Cia Fulô de Mandacaru