Geral

Faculdade de Direito da Ufal comemora selo OAB Recomenda

06/02/2019
Faculdade de Direito da Ufal comemora selo OAB Recomenda

Ser agraciada mais uma vez com o Selo OAB Recomenda sempre motivará comemoração com significado de vitória, conquista e principalmente estímulo para a Faculdade de Direito (FDA) da Universidade Federal de Alagoas. Além do reconhecimento à qualidade do curso de graduação, o selo reflete a dedicação do corpo docente e do esforço do segmento estudantil comprometidos socialmente com o ensino gratuito e público voltados a uma formação jurídica sólida e preparada para a defesa dos direitos e a promoção da cidadania.

A solenidade de entrega do Selo, concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) às instituições que conseguem alcançar critérios estabelecidos, ocorreu em Brasília, no último dia 31 de janeiro, e contou com a representação do professor Thiago Bomfim, do corpo docente da Instituição e conselheiro federal da OAB seccional Alagoas. A recomendação coloca a Faculdade de Direito da Ufal no ranking das melhores do país, por isso, houve comemoração na manhã desta terça-feira (5), numa solenidade na FDA que mobilizou os três segmentos da unidade acadêmica. Thiago fez a entrega da placa alusiva ao selo marcando mais uma etapa de destaque do referenciado curso de graduação.

“O selo tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino jurídico no Brasil e disponibilizar para os estudantes quais são as faculdades de Direito reconhecidas pela OAB, que têm se destacado devido à formação de profissionais qualificados e capazes de desenvolver uma carreira jurídica de sucesso”, explica Elaine Pimentel, diretora da unidade acadêmica.

Ela destaca que entre os critérios para obtenção do selo estão a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e índice de aprovação no Exame da OAB: “Avaliado com nota 4 pelo Enade, o curso de Direito continua em primeiro lugar nos índices de aprovação no Exame da OAB de Alagoas. Essa positividade e crescimento são resultados do esforço conjunto de docentes qualificados e dedicados ao curso. Assim como, empenho e compromisso dos estudantes, valendo salientar o importante papel do segmento técnico administrativo no apoio às atividades promovidas”.

Elaine, que fez toda a carreira acadêmica, da graduação à pós-graduação na Ufal, onde ingressou como docente em 2008 e desde o ano passado está na direção da unidade acadêmica, diz que cada vitória alcançada pela Faculdade de Direito tem um significado muito especial. “Para mim é motivo de muita alegria saber que venho de uma trajetória de formação de uma universidade pública e gratuita e contribuir com a qualidade do curso de graduação, pós-graduação e com a formação do profissional tecnicamente qualificado e apto ao exercício da defesa dos direitos e da cidadania. Que o Selo OAB Recomenda sirva de estímulo para avançarmos sempre mais com retorno à sociedade, que é a vocação da universidade pública e gratuita”, frisou.

Desafios e crescimento

A coordenadora do curso, Juliana Jota, destaca que a OAB reitera o que já vem sendo demonstrado ao longo dos anos pelos perfis dos egressos, pelos resultados em concursos públicos, seleções de pós-graduação e nos exames da Ordem dos Advogados: a excelência, apesar das dificuldades financeiras estruturais existentes.

Para ela, o prêmio traz orgulho e, assim como a diretora Elaine Pimentel, destaca o empenho da comunidade da FDA. “Creditamos o mérito no compromisso e abnegação de toda uma estrutura orgânica que envolve corpo técnico, docentes e alunos no processo contínuo e recíproco de aprendizagem e aperfeiçoamento. Porém, mais que satisfação, o Selo confirma a responsabilidade conjunta em seguir honrando tão distinto curso e buscar, sempre e cada vez mais, fazer uma Faculdade de Direito de Alagoas melhor”, enfatiza a coordenadora.

Privilégio

O professor Thiago Bomfim disse sentir-se privilegiado estar presente à uma solenidade que agracia o curso de Direito com o concorrido e almejado selo. E reforça: “É um privilégio para mim representar a Universidade Federal no recebimento do Selo de Qualidade, por delegação da magnifíca reitora Valéria Correia e da diretora da unidade acadêmica Elaine Pimentel. Como ex-presidente da OAB de Alagoas, sei dos exigentes critérios para a concessão da honraria, razão pela qual, na condição de ex-aluno e professor, sinto-me agraciado, juntamente com docentes, servidores técnicos-administrativos e estudantes que tanto trabalham pelo crescimento de nossa Faculdade de Direito”, destacou.

Referência nacional

Com mais de oito décadas de existência, a Faculdade de Direito de Alagoas foi uma das primeiras Faculdades de Direito no Brasil e a quarta a ser implantada na Região Nordeste. Em funcionamento desde o dia 24 de maio de 1931 e oficializada em 25 de fevereiro de 1933, com a criação da Ufal, em 25 de janeiro de 1961, a FDA foi incorporada à nova instituição federal de ensino público e gratuito.

A FDA conta atualmente com mais de 800 alunos (diurno e noturno) distribuídos em 15 turmas e tem em seu segmento docente 46 professores. Além de Direito ser o curso mais antigo da Ufal, a faculdade é também a maior unidade acadêmica da instituição alagoana. Tem em funcionamento 12 grupos de pesquisa e entre os projetos de extensão de relevância estão: Projeto Prisional – Reconstruindo Elos; Mediação na Escola Pública; Constituição nas Escolas Públicas e o Jornal Viramundo, espaço de debates políticos.

A FDA, que possui a segunda maior atividade de extensão em atendimento pessoal da Universidade, é também dotada nessa área de um Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) que abriga o Fórum Universitário/Escritório Modelo de Assistência Jurídica (Emaj). O local é um espaço de prática para os alunos sob a orientação de professores e advogados na assistência às causas do público carente. Um destaque também para o programa de estágio voltado à comunidade de baixa renda, cuja atividade acadêmica beneficia residentes no entorno do Campus A. C. Simões.

Conforme avaliações do Ministério da Educação (MEC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e periódicos, o curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas, ao longo de sua trajetória, figura entre os melhores cursos jurídicos do país.