segunda-feira, 27 de Maio de 2019

Notícias

In:

Com feriado nos EUA, dólar sobe com crise política e Previdência no foco

O dólar opera em alta no mercado doméstico na manhã desta segunda-feira, 18, após as quedas registradas nas últimas duas sessões em meio a desvalorizações da moeda americana no exterior e a especulações na sexta-feira de que o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, poderia permanecer no cargo. No sábado, porém, Bebianno confirmou que poderia ser exonerado nesta segunda, mas a edição regular do Diário Oficial da União (DOU) desta data não trouxe a exoneração do ministro.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro recebeu por cerca de 30 minutos o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

A edição do Diário Oficial é de responsabilidade da Imprensa Nacional, subordinada à Casa Civil. A agenda oficial de Bolsonaro não previa esse encontro. O único compromisso de Bolsonaro divulgado pela Secretaria de Comunicação da Presidência era despacho interno no Palácio do Planalto, às 9 horas.

Bebianno está no centro da crise política após denúncias de uso de candidatos laranjas no PSL nas últimas eleições, quando o ministro era presidente do partido do presidente Jair Bolsonaro. Seu desgaste piorou após o filho mais novo do presidente, Carlos Bolsonaro, ter chamado o ministro de mentiroso publicamente, o que foi endossado pelo presidente.

A preocupação que permeia o governo é de que a crise dificulte as negociações sobre a reforma da Previdência no Congresso. O presidente prometeu assinar e enviar a proposta de reforma da Previdência à Câmara nesta quarta-feira.

No exterior, o índice do dólar (DXY) recua e o dólar mostra sinais mistos frente divisas de países emergentes exportadores de commodities com foco na continuidade das negociações comerciais entre EUA e China nesta semana.

Às 9h41, o dólar à vista subia 0,28%, a R$ 3,7156. O dólar futuro para março avançava 0,41%, a R$ 3,7185.

Autor: Silvana Rocha
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com