Geral

André Jardine não é mais técnico do São Paulo, que será comandado por Cuca

14/02/2019

Durou quase três meses a passagem de André Jardine pelo comando do São Paulo. Um dia depois da eliminação do time na segunda fase preliminar da Copa Libertadores para o Talleres, após derrota por 2 a 0 na Argentina e o empate por 0 a 0 no Morumbi, a diretoria decidiu mudar o treinador nesta quinta-feira.

“A gente chegou a conclusão que tem de ter uma mudança de rumo. O André Jardine deixa o comando do São Paulo, acreditamos no potencial e talento dele, mas vai continuar ligado ao clube. Claro que vamos dar um tempo para ele, para aliviar a cabeça, pois trabalhou bastante, e passando esse período a gente vai definir qual a melhor função para ele, na qual se sinta bem”, explicou Raí, executivo de futebol do clube tricolor.

O substituto de Jardine foi definido pela diretoria do São Paulo: Cuca vai ser o treinador do time para a sequência da temporada, que inclui o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. O maior problema é que o treinador tem recomendações médicas para não voltar ao futebol ainda, mas o clube já se acertou com ele e vai aguardar a sua recuperação.

“Foi unânime que o melhor nome é do Cuca, que será o novo treinador do São Paulo. Ele se mostrou motivado, já conversamos, mas está com um problema momentâneo e não poderá assumir agora. Ele chegará em alguns meses. Nesse período até que ele esteja bem, e a saúde é a prioridade, quem vai comandar a equipe é o Vagner Mancini, nosso coordenador técnico”, comentou Raí.

Jardine chegou ao São Paulo em 2015 para trabalhar nas categorias de base. E foi exatamente o bom desempenho nessa função que levou a diretoria a promovê-lo em março de 2018 para o cargo de auxiliar técnico fixo do time profissional, depois assumindo o comando da equipe. A falta de bons resultados este ano, porém, o levou a ficar pouco tempo como treinador.

O ex-auxiliar da comissão técnica fixa do clube foi efetivado oficialmente em 25 de novembro do ano passado. No entanto, ele já havia assumido o cargo de forma interina duas semanas antes, substituindo o uruguaio Diego Aguirre na reta final do Campeonato Brasileiro, levando o time a terminar o torneio em quinto lugar.

Durante seu período como treinador, André Jardine dirigiu o time em 15 jogos, conquistando quatro vitórias, três empates e oito derrotas, com aproveitamento de 33,3%. Foi o pior desempenho de um técnico à frente do São Paulo desde Doriva, que comandou a equipe em 2015.

O São Paulo voltou a treinar na tarde desta quinta-feira no CT da Barra Funda, quando iniciou a preparação para o clássico contra o Corinthians, neste domingo, na Arena Corinthians, na capital, pelo Campeonato Paulista. O time faz campanha irregular no Estadual, mas lidera o Grupo D com nove pontos em seis rodadas.

Autor: Paulo Favero
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.