Geral

Volume de serviços prestados fica estável em novembro ante outubro, afirma IBGE

16/01/2019

O volume de serviços prestados ficou estável (0,0%) em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados nesta quarta-feira, 16, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, o dado foi revisado de uma alta de 0,1% para estabilidade (0,0%).

O resultado ficou no piso das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que previam desde uma estabilidade (0,0%) a um avanço de 1,40%, com mediana positiva de 0,20%.

Na comparação com novembro do ano anterior, houve alta de 0,9% em novembro deste ano, já descontado o efeito da inflação. Nessa comparação, as previsões iam de alta de 0,50% a 2,10%, com mediana positiva de 0,95%.

A taxa acumulada no ano pelo volume de serviços prestados ficou ligeiramente negativa em 0,1%, enquanto o volume acumulado em 12 meses também registrou estabilidade (0,0%).

Desde outubro de 2015, o órgão divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Antes disso, o IBGE anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal subiu 0,5% em novembro ante outubro. Na comparação com novembro do ano passado, houve aumento na receita nominal de 3,8%.

Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.