Geral

TJAL dará início a avaliação de desempenho para progressão de servidores efetivos

19/01/2019
TJAL dará início a avaliação de desempenho para progressão de servidores efetivos

O ato normativo que determina a realização do primeiro ciclo de avaliação de desempenho e da progressão funcional dos analistas e técnicos judiciários da Justiça alagoana foi assinado, nesta sexta-feira (18), pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque. A previsão é que os servidores que alcançarem todos os requisitos previstos na lei estadual 7.889, que reformulou o Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores Efetivos do Judiciário de Alagoas, sejam promovidos até o meio do ano.

“Nós iniciamos o processo de progressão, depois de assinar o ato hoje vai se estabelecer que os servidores sejam avaliados pelos seus chefes e a seguir, preenchido os requisitos, terão a progressão. Na verdade, é um diálogo que a gente estabelece ao reconhecer esse direito e evidentemente que em função disso, a gente espera um envolvimento completo e absoluto com o trabalho, é uma via de mão dupla”, explicou o presidente.

Para progredir, o servidor precisa ter avaliação positiva em desempenho, feita pelo chefe imediato, tempo suficiente de efetivo exercício na classe da qual faz parte e ter participado de capacitações. Segundo o diretor de Gestão de Pessoas, Abelardo Laurindo, a assinatura do ato normativo viabilizou que os servidores sejam promovidos de acordo com o Plano de Cargos e Carreiras, reformulado em 2017.

“O presidente Tutmés Airan desde o primeiro dia de gestão me chamou e deu carta branca para que isso fosse feito, então é do interesse da gestão realizar e cumprir o que está previsto na lei. O servidor vai ter agora o processo de solicitação, vai fazer a avaliação com o seu chefe e vai fazer a solicitação da progressão. Nós vamos avaliar todos esses processos e estimamos que até o mês de junho todos que preencheram os requisitos serão promovidos”, explicou o diretor.

O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça (Sindojus), Cícero Filho, classificou a assinatura do ato como uma conquista importante para todos os servidores.“O servidor do Judiciário trabalha muito, eu digo isso com muita firmeza. São servidores abnegados que movimentam a máquina Judiciária e prestam serviços a sociedade, sem eles é impossível pensar no Poder Judiciário e naturalmente estão tendo um estímulo, um reconhecimento, porque não é apenas a questão financeira, mas também atrelado a isso tem o reconhecimento que é muito importante”, disse.

O ato normativo contendo todas as informações sobre a avaliação de desempenho será publicado na próxima semana no Diário da Justiça Eletrônico.