Geral

Sobe para 73 número de mortes após explosão em duto de combustível no México

20/01/2019

O número de mortes causadas por um grande incêndio em um duto de combustível na região central do México no fim da noite de sexta-feira subiu para 73, com outras 74 feridas com graves queimaduras, de acordo com autoridades locais. Outras dezenas de pessoas ainda estão desaparecidas. Moradores da região estavam coletando gasolina em baldes e latas de lixo, a partir de um vazamento na tubulação, quando houve a explosão.

O acidente ocorreu apenas três semanas após o novo presidente, Andres Manuel Lopez Obrador, lançar uma ofensiva contra gangues de roubo de combustível, que já perfuraram torneiras perigosas e ilegais em gasodutos ao menos 12.581 vezes entre janeiro e outubro de 2018, numa média de cerca de 42 por dia.

Com multidões de pessoas da cidade frequentemente envolvidas, ou ajudando ladrões ou coletando o combustível em recipientes precários, era apenas uma questão de tempo antes de um fogo ocorrer, apontaram autoridades. Houve incêndios em casos anteriores, mas raramente na escala e intensidade do ocorrido nesta sexta-feira.

Segundo testemunhas, uma bola de fogo “engoliu” os moradores que estava próximo ao duto. Fonte: Associated Press

Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.