Geral

Sisu 2019: Ifal Palmeira oferta 70 vagas em Engenharias Civil e Elétrica

08/01/2019
Sisu 2019: Ifal Palmeira oferta 70 vagas em Engenharias Civil e Elétrica

O sonho de cursar o ensino superior em uma instituição pública de qualidade e referência está cada vez mais próximo. De 22 a 25 de janeiro, os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2018 poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal porta de entrada para o nível superior no país. No Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, estão sendo ofertadas 70 vagas, sendo 30 para o curso de Engenharia Civil e 40 para Engenharia Elétrica.

O candidato poderá selecionar até duas opções de vagas, podendo alterar sua escolha durante o período de inscrições. O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro e as matrículas ocorrerão entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro.

 

Perfil Engenharia Civil

 

O curso de Engenharia Civil tem como objetivo possibilitar uma formação ao engenheiro que lhe permita desenvolver e aplicar conhecimentos e saberes inovadores como também a leitura e interpretação dos aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais, possibilitando ao profissional a capacidade de: analisar a viabilidade econômica e financeira de empreendimentos na construção civil; ƒ gerenciar os projetos, visando os aspectos: executivo, tecnológico, financeiro, econômico, inclusão dos preceitos da qualidade e produtividade dos produtos e serviços, entre outros.

O Engenheiro deve estar preparado para atuar permanentemente na fronteira do conhecimento e buscar saídas para as situações que se lhe apresentem. Os profissionais formados deverão estar aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizacionais, bem como a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente.

 

Perfil Engenharia Elétrica

 

O curso foi pensado para o aluno como personagem ativo de sua formação, sendo capaz de se adaptar e aprender tecnologias emergentes mesmo após completada sua formação. Serão oferecidas a oportunidade e as ferramentas técnicas básicas para um aprendizado sólido, mas flexível. Um conjunto de competências básicas será trabalhado na maior parte do curso com a opção de duas habilitações: I) Eletrotécnica e II) Controle e Automação, permitindo um conhecimento em ambas as formações e a possibilidade de migrar ou agregar as competências.

O curso de Engenharia Elétrica tem como objetivo principal contribuir para o atendimento às demandas da sociedade em sua área de atuação (empresas nas áreas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, Eletrônica Industrial e Automação Industrial), bem como para o desenvolvimento sustentável da região e do país.