Geral

Propósito é construir Mercosul enxuto que continue com relevância, diz Bolsonaro

16/01/2019

Após se reunir nesta quarta-feira, 16, em Brasília com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que os dois concordaram em “construir” um Mercosul “enxuto”, para que continue a ter relevância no cenário internacional.

“É preciso valorizar a tradição original do Mercosul, com abertura comercial, redução de barreiras e eliminação de burocracias”, disse o presidente brasileiro, em discurso no Palácio do Planalto. “Concordamos também que, com Uruguai e Paraguai, precisamos aperfeiçoar o Mercosul”, continuou.

Bolsonaro também afirmou que, na frente externa, é preciso concluir negociações mais promissoras e iniciar novas negociações, “com criatividade e flexibilidade para recuperar o tempo perdido”. Ele não citou nenhuma negociação em especial, embora o Mercosul esteja conversando com a União Europeia para um acordo de livre comércio.

Macri, que discursou em seguida, reforçou a intenção de “modernizar” o Mercosul e citou o acordo com a União Europeia. “É fundamental agilizar e terminar negociações externas que temos em andamento. Com a União Europeia, avançou como nunca antes, exigiu muito esforço. Com a chegada de Bolsonaro, temos chance de renovar o compromisso político e dar vantagens aos dois blocos”, disse.

Autor: Daniel Weterman e André Ítalo Rocha
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.