Geral

Prefeitura entrega boletos pagos para agricultores que estavam inadimplentes

05/01/2019
Prefeitura entrega boletos pagos para agricultores que estavam inadimplentes

Nos últimos meses, a Prefeitura de Arapiraca se prontificou, através de Lei, a acertar o débito de dezenas de produtores rurais do município junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

E essa promessa já começou a ser cumprida. Nesta sexta-feira (4) pouco mais de 170 agricultores receberam seus boletos devidamente pagos pela prefeitura, podendo agora buscar novos meios para investir em suas produções.

Para o prefeito Rogério Teófilo, que esteve acompanhado do agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Auvanildo Araújo, do secretário de Desenvolvimento Rural, Flávio Maurício, e da superintendente de Agricultura, Fabiana Fontes, essa é uma nova realidade jamais vista em todo o município, e graças a essa medida, os agricultores darão sequência em seus sonhos e planos.

“Essa não era uma obrigação da Prefeitura de Arapiraca, mas nós nos vimos nesse compromisso de investir no pessoal, de tomar uma decisão humana e que beneficiasse a todos os arapiraquenses. São eles quem nos fornecem o melhor de suas produções, são alimentos que vindos do campo direto para as nossas mesas. Foi o retorno da dignidade e a fixação do homem do campo na Zona Rural”, declarou o prefeito.

De acordo com a superintendente, esse foi apenas o primeiro lote de produtores rurais beneficiados, sendo ele composto por 173 agricultores. Nos próximos dias, a Prefeitura de Arapiraca dará sequência ao processo de quitação, englobando em torno de 600 trabalhadores rurais.

Ainda segundo ela, outros 400 produtores terão suas dívidas renegociadas, e, com isso, retornarão às suas adimplências perante o banco.

“Esse é o primeiro lote de agricultores que nós estamos quitando os boletos, mas virão outros, fechando em torno de 600 produtores para a liquidação total da dívida e outros 400 para a renegociação, ou seja, são aqueles que têm uma dívida um pouco maior, e que a Prefeitura entrará com a primeira parcela para que eles fiquem adimplentes e tenham condições de serem beneficiados com a lei que dá esse rebate e então poder efetuar o pagamento posteriormente”, confirmou Fabiana Fontes.

“Representa uma possibilidade de abertura de novos créditos. Então, esses produtores quitarão essas dívidas e ficarão aptos para acessar o crédito rural e desenvolver a atividade produtiva que eles têm, abrindo as portas para outros agricultores que não estavam endividados, mas que tinham o limite de crédito baixo no banco devido a alto nível de inadimplência”, completou a superintendente.