Cidades

Penedo recebe visita de ciclista e ambientalista que está percorrendo todas as cidades banhadas pelo Rio São Francisco

08/01/2019
Penedo recebe visita de ciclista e ambientalista que está percorrendo todas as cidades banhadas pelo Rio São Francisco

O ciclista e ambientalista paraense Paulo Pecê Lima está percorrendo junto com sua bike de estimação a “Maitê”, todas as cidades banhadas pelo Rio São Francisco desde a sua nascente na Serra da Canastra, em Minas Gerais até a foz do Rio São Francisco localizado no município alagoano de Piaçabuçu, chegando enfim em Penedo penúltima cidade antes da foz do Rio São Francisco .

Paulo  Pecê, no auge de seus 64 anos iniciou o seu trajeto rumo a Foz do Rio São Francisco, na cidade mineira São Roque, e em seis meses pedalando percorreu além de Minas Gerais, os estados da  Bahia ,Pernambuco ,Sergipe, chegando em Alagoas, onde desaguam no oceano Atlântico as águas do Velho Chico.

O ciclista e ambientalista batizou o seu projeto com o nome de “Maitê, o Velho e o Chico”, na qual no decorrer de sua trajetória, seguindo sempre o curso do rio, abordou nas cidades visitadas, em palestras, entrevistas e conversas com a população,  temas ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e a importância da preservação ambiental. Alertando no percurso, sobre a importância de resgatar os tempos em que o Rio São Francisco ia “bater no meio do mar”, realidade infelizmente diferente da vivida atualmente.

Paulo Pecê conta que começou a pedalar, após avistar um grupo de ciclistas pedalando nas ruas da cidade onde reside, Belém no Estado do Pará, época a qual havia deixado de fumar e por isso havia ganhado alguns quilos. A partir dai não parou mais, chegando a viajar de bicicleta por diversos estados da federação.

“ A medida em que os dias passavam entre pedaladas, pássaros, flores, rios, flores e igarapés, mais eu me apaixonava pelo veiculo chamado bicicleta e mais longe eu queria ir pedalando com minha doce maite”, explicou.

Sobre o Projeto ao qual se dedica atualmente, Paulo Pecê destaca que sua motivação vêm do desejo de contribuir um pouco com a mudança de comportamento das pessoas, devendo as mesmas atentar-se para os problemas ambientais existentes na atualidade, que dizem respeito a toda a população.

“20 milhões de pessoas vivem as margens do rio são Francisco, não podemos mais esperar, é preciso agir, fazer algo em favor da natureza, não podemos mais transferir a responsabilidade para ninguém, devemos todos ‘arregaçar as mangas’, nos conscientizar da importância do Rio São Francisco para todos” .

Em Penedo penúltima cidade antes da foz do Rio São Francisco, Paulo Pecê  manteve contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e realizará algumas palestras sobre o Rio São Francisco e a importância da Preservação Ambiental.

Contato 91-9880754605 

Facebook Paulo Pecê Lima

Instagram NoPedal