Geral

Peças produzidas por reeducandas estão à venda na orla de Maceió

24/01/2019
Peças produzidas por reeducandas estão à venda na orla de Maceió

Até o dia 30 de janeiro, quem passeia pela orla de Maceió poderá conferir de perto um pouco do artesanato produzido pelas reeducandas do Sistema Prisional de Alagoas. O projeto Ressurgir expõe peças na Loja Conceito ‘Alagoas Feita à Mão’, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), localizada no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca.

Estão à venda peças em madeira, em MDF com aplicação de filé, jogos de tabuleiro como dama e xadrez, além de peças feitas em tenerife. Todos os produtos são confeccionados nas oficinas da Fábrica de Esperança, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) que visa a profissionalização das custodiadas por meio de diversas oficinas.

A turista Telma Albuquerque, de Porto Alegre, foi uma das primeiras a conferir a exposição. Para ela, a beleza das peças se completa com o acabamento e o valor social. “Estou impressionada com a qualidade dos produtos e saber que são feitos com mão de obra carcerária me deixou ainda mais encantada, pois sei que ao adquirir um produto também estou ajudando um projeto social”, disse.

Para a supervisora de Produção e Laborterapia, Alessandra Cavalcante, além das vendas, também é positiva a visibilidade dada ao trabalho desenvolvido em prol da ressocialização. “Para a Seris, o impacto maior é a visibilidade que este projeto proporciona, fazendo com que os turistas e a sociedade conheçam os produtos fabricados pelas reeducandas do Sistema Prisional alagoano”, explicou a supervisora.

A coordenadora de Artesanato da Seris, Jercilene Batista, acredita que esse tipo de ação aproxima a cultura alagoana do turista e traz outros benefícios. “Para as vendas, é excelente”, disse. A participação da Seris em exposições e feiras tem crescido. “No ano passado, foram feitas diversas exposições fora de Alagoas. Fomos a São Paulo, Florianópolis, Recife, além das exposições que fizemos em algumas secretarias do Estado e na Universidade Federal de Alagoas”, finalizou.

Serviço

Exposição na Loja Conceito Alagoas Feita à Mão

Local: Corredor Vera Arruda, Jatiúca

Horário: 16h às 22h