Geral

Obra de reforma e ampliação do Fumeirão será em 3 etapas

29/01/2019
Obra de reforma e ampliação do Fumeirão será em 3 etapas

Engenheiros da Prefeitura de Arapiraca e da Cony Engenharia estão vistoriando a obra de reforma e ampliação do Estádio Coaracy da Mata Fonseca – o Fumeirão.

Na tarde desta terça-feira, de acordo com o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Eduardo Alexsander, o projeto será desenvolvido em três etapas.

A primeira delas está começando pela Ala Leste, onde existiam as arquibancadas metálicas, e será construída uma arquibancada de concreto mais um anel para ligar com a arquibancada da Ala Norte.

O engenheiro municipal explicou que serão construídas 18 estacas de concreto para a construção do anel de ligação entre as arquibancadas Norte e Leste do Municipal.

Na arquibancada Leste, Eduardo Alexsander afirmou que serão construídas rampas de acessibilidade para garantir conforto e segurança aos torcedores e, evidentemente, acesso a pessoas portadoras de necessidades especiais.

“Na parte inferior da arquibancada serão construídas sete salas, o Museu do ASA e haverá duas baterias de banheiros masculinos e femininos, além de depósitos”, informou o engenheiro.

A arquibancada Leste terá, ao todo, 54 estacas de concreto para sustentar as lajes e as vigas. Serão três fileiras com estacas de frente com seis metros e estacas de fundo com 9 metros de profundidade.

Dentro do cronograma de ações

A obra do Fumeirão está dentro do cronograma de ações da Prefeitura de Arapiraca. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Rogério Teófilo no dia 7 deste mês.

Com 22 dias de trabalho, a empresa responsável já montou um canteiro de obras e começou a perfurar buracos para colocar as estacas de concreto.

O engenheiro Eduardo Alexsander disse que a previsão de conclusão da obra é de um ano, mas dependerá não só do trabalho de engenharia civil, mas também das condições climáticas.

“Estamos trabalhando dentro do cronograma de ações, mas dependemos também do tempo para que o serviço prossiga e não haja interrupções”, declarou.

A segunda etapa da obra consiste na junção do anel para ligar as alas Leste e Norte. E a terceira e última etapa na demolição das arquibancadas charmosinhas, que ficam na parte inferior da Ala Oeste do estádio e a construção de 14 camarotes climatizados e túneis que ligarão os vestiários ao campo.